Dados do Trabalho
Título
CORRELAÇÃO ENTRE A RIGIDEZ ARTERIAL E A VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM TRANSPLANTADOS CARDÍACOS
Introdução
O transplante cardíaco (TC) é o padrão ouro no tratamento da insuficiência cardíaca refratária. No entanto, essa técnica pode apresentar diversas repercussões e complicações hemodinâmicas. A investigação da associação entre a rigidez arterial e o balanço autonômico, através da variabilidade da frequência cardíaca, é importante na compreensão da regulação cardiovascular, evolução e gravidade das doenças cardíacas. O objetivo do estudo foi avaliar a correlação entre a função endotelial e o balanço autonômico cardíaco.
Métodos
Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2018 a dezembro de 2023. Foram incluídos indivíduos com idade entre 18 anos e 65 anos, de ambos os sexos, que realizaram TC há mais 6 meses, com estabilidade clínica, fazendo uso regular de imunossupressores. A rigidez arterial, medida pelo índice de aumento (IA) e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), medidas dos componentes do domínio da frequência, foram avaliadas através da variação da amplitude de onda de pulso pela tonometria arterial periférica obtidos pelo EndoPAT 2000®.
Resultados
Participaram do estudo 33 indivíduos com idade média de 48,85 ± 12,29 anos, 82% do sexo masculino, tempo de TC 34,39 ± 25,43 meses. O IA foi de -3,95 ± 13,71 (%), a relação baixa frequência e alta frequência (BF/AF) de 0,66 ± 0,73 ms2, a baixa frequência (BF) de 76,35 ± 58,81 ms2 e a alta frequência (AF) de 161,02 ± 75,46 ms2. Houve correlação positiva entre o IA e a AF (r = 0,434 p = 0,012) e a relação BF/AF (r = 0,579 p = 0,000), não foram encontradas correlações significativas com BF.
Discussão/Conclusão
A associação entre a rigidez arterial e o balanço autonômico em transplantados cardíacos demonstram ação simultânea entre respostas biológicas vasculares e estímulos neuro-hormonais do sistema nervoso autônomo.
Palavras Chave
transplante cardíaco; rigidez arterial; balanço autonômico; variabilidade da frequência cardíaca; sistema nervoso autônomo
Área
Cardiologia clínica
Instituições
Universidade Federal de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
Camila Cavalcante Dos Santos, Juliana Andrade Ferreira De Souza, Bruna Thays Santana Araújo, Gisele Barbosa Silva Vieira, Caio César Araújo Morais, Alice Miranda Santos, Shirley Lima Campos, Daniella Cunha Brandão, Armèle Fátima Dornelas De Andrade