32º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Análise retrospectiva de 2022-2024 do Tempo de internação e número de óbitos por Doenças Cardiovasculares por Faixa Etária e Tipo de Doença

Introdução

As Doenças Cardiovasculares (DCV) são um grupo de comorbidades do coração e dos vasos sanguíneos que acometem indivíduos de variadas faixas etárias e que são responsáveis por um elevado número de internações e óbitos. Algumas doenças, a exemplo da Insuficiência Cardíaca e do Infarto Agudo do Miocárdio, se destacam pelo tempo de permanência do paciente em acompanhamento e a possibilidade de óbito ser crescente, como também à baixa expectativa de melhora da DCV apresentada, agravando a situação do indivíduo e familiares.

Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, ecológico, descritivo e de caráter quantitativo. Os dados são referentes aos tempo de internação e número de óbitos por DCV ocorridos no estado de Pernambuco, no período de maio de 2022 a maio de 2024. A coleta deu-se através do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, e disponibilizados eletronicamente pela secretaria de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, no portal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A busca dos dados se deu por meio da Classificação Internacional de Doenças, com o código I50. Dentro das variáveis utilizadas, estão: faixa etária, tipo de doença, tempo de internação e número de óbitos. A tabulação foi feita pelo TABNET e a análise com auxílio do Software Microsoft Office Excel. Por se tratar de um estudo com dados secundários e efetuado em uma plataforma de domínio público, não foi necessário a aquisição do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e a submissão deste estudo ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos.

Resultados

Entre 2022 e 2024, em Pernambuco, foram registrados um total de 435615 dias de internações referentes à DCV, tendo como protagonistas a Insuficiência Cardíaca (IC) e o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em que somente elas representam mais de 60% dos casos de internação quando comparado ao total de DCV. Além disso, essas duas patologias representam as maiores causas de óbito dentro do conjunto de DCV, elas juntas representam 66.3% dessas mortes, somando 2720 de um total 4103, tendo a Insuficiência Cardíaca predomínio sobre esse conjunto. Ademais, nota-se que as Doenças Cardiovasculares possuem um grande montante referente ao número total de internações, entre 2022 e 2024 essas doenças somaram 53585 internações. Também pode-se observar que a IC e o IAM representaram cerca de 57% do total de internações pelas DCV. Por fim, nota-se que as repercussões por DCV se agravam, principalmente na faixa etária dos 40-69 anos, havendo uma diminuição progressiva após essa faixa.

Discussão/Conclusão

A análise dos dados de internações e óbitos em Pernambuco entre 2022 e 2024 evidencia a gravidade das doenças cardiovasculares, especialmente a Insuficiência Cardíaca (IC) e o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Com mais de 60% das internações e 66,3% das mortes relacionadas a essas duas patologias, fica claro o impacto significativo que elas têm na saúde pública. Assim, fica claro a necessidade de aperfeiçoamento de medidas preventivas e tratamento das DCV.

Palavras Chave

Doenças Cardiovasculares; óbitos; Internações; perfil epidemiológico

Área

Cardiologia clínica

Autores

Ismael Cefas Albuquerque Silva, Victória Madalena Silva Honório Queiroga, Robson Silva Lucena, Wellington Freitas Menezes, Dayana Elizabeth Silva Lima