32º Congresso Pernambucano de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Derrame pericárdio importante como primeira manifestação de hipotireoidismo: Um relato de caso

Introdução

O hipotireoidismo é uma doença sistêmica que pode apresentar uma variedade de sintomas, podendo também causar complicações cardíacas, como o derrame pericárdico. Devido à evolução insidiosa e à distensibilidade do saco pericárdico, derrames volumosos são inesperados, especialmente como manifestação inicial do hipotireoidismo.

Descrição do caso

Paciente, sexo masculino, 38 anos, obeso e hipertenso, foi admitido em unidade hospitalar em 15/08/2024, apresentando dor na região epigástrica e dispneia. Ao exame físico, o paciente estava em estado geral regular, consciente, orientado, afebril e dispneico. Ritmo cardíaco era regular, com bulhas hipofonéticas e discreto atrito pericárdico. O raio-x de tórax, realizado no mesmo dia, evidenciou cardiomegalia ++++/4+ sem derrame pleural associado. Em seguida, foi submetido a ecocardiograma transtorácico, o qual identificou derrame pericárdico significativo (sem sinais de tamponamento), hipertrofia importante do ventrículo esquerdo e aumento moderado do átrio esquerdo. Durante a internação, o paciente evoluiu com hipotensão, hipofonese de bulhas e turgência de jugular, sugerindo quadro de tamponamento cardíaco associado. Sendo assim, foi estabecida a realização de uma janela pericárdica para drenagem de 460 ml de líquido pericárdico. O procedimento foi realizado com sucesso, sem intercorrências. Realizado o estudo do líquido pericárdico o qual foi compatível com transudato além de resultados negativos para cultura e citologia oncótica. Exames laboratoriais revelaram disfunção tireoidiana, com hormônio tireoestimulante de 248 mU/L e Tiroxina de 0,2 ng/dl. Ademais, foi solicitado acompanhamento pela endocrinologia, que considerou o hipotireoidismo como possível causa do derrame pericárdico. A conduta terapêutica iniciada em 17/08/2024 incluiu o uso de levotiroxina (150 mcg) a fim de normalizar os níveis dos hormônios tireoidianos. O paciente apresentou melhora clínica progressiva e foi programado para acompanhamento ambulatorial com retorno em 6 semanas, mantendo o uso da medicação conforme orientação médica.

Discussão/Conclusão

O relato do paciente, que apresentou um derrame pericárdico importante como primeira manifestação de hipotireoidismo, reforça a necessidade de atenção clínica rigorosa diante de sintomas inespecíficos, como dor epigástrica, que podem mascarar condições graves. O manejo oportuno, incluindo a intervenção cirúrgica e o tratamento adequado com levotiroxina, resultou em uma melhora clínica significativa. Este caso exemplifica a complexidade e a importância de uma abordagem multidisciplinar na identificação e tratamento de condições potencialmente graves associadas ao hipotireoidismo, destacando a relevância da avaliação tireoidiana em pacientes com derrame pericárdico inexplicado.

Palavras Chave

Tamponamento Cardíaco; Hipotireoidismo subclínico

Área

Cardiologia clínica

Autores

João Víctor Pimentel, Luiz Henrique Villanova, Pedro Henrique Veloso, Diogo Carvalho Monteiro, Andrea Pimentel Toscano