Dados do Trabalho
Título
Bloqueio atrioventricular como manifestação inicial de raro tumor cardíaco maligno
Introdução e/ou Fundamento
Os tumores cardíacos, embora raros, apresentam desafios significativos para diagnóstico e tratamento. As lesões neoplásicas podem ser classificadas em tumores primários ou secundários (metástase para o coração). A incidência de Neoplasias cardíacas primárias clinicamente diagnosticadas é aproximadamente 1.380/100 milhões de pessoas. Mais de 90% das neoplasias primárias do coração são benignas. Relatamos o caso de um paciente que se apresentou inicialmente com bloqueio atrioventricular total (BAVT) em que foi implantado marcapasso e na investigação causal foi descoberto um tumor cardíaco maligno primário.
Descrição do Caso
Masculino, 44 anos. Avaliado em fevereiro de 2022 com dor torácica, tonturas e pré-síncopes. Sem outros antecedentes relevantes e sem uso de medicação. Ao exame físico demonstrou bradicardia com frequencia cardíaca (FC) de 44 batimentos por minuto (bpm) e eletrocardiograma demonstrou bloqueio átrio ventricular total (BAVT). Trazia, de dezembro de 2021, um ecocardiograma sem alterações, Holter com BAV 1° grau todo tempo e períodos de BAVT e teste ergométrico com BAV 2:1 no esforço. Na investigação seguinte, já internado, demonstrou exames laboratoriais sem alterações, sorologias negativas, TSH normal, Chagas negativo, angiotomografia de coronárias normal e ressonancia magnética cardíaca com única alteração hipertrofia do septo interatrial, medindo 2,1cm, sugerido como possibilidade de massa lipomatosa. Foi submetido a implante de marcapasso e optado por seguimento ambulatorial com métodos de imagem. Realizou segmento com ECO TE e ressonancia sem alteração de tamanho ou características da massa, até que em janeiro de 2024 houve descompensação clínica com derrame pericárdico com necessidade de drenagem e aumento expressivo da massa medido pela ressonancia neste momento com 4,4x4,6cm e presença de nódulos pulmonares sugerindo implantes metastáticos. Foi realizada biopsia transbrônquica de um dos nódulos pulmonares com achado sugestivo de sarcoma primário do coração metastático. Paciente foi encaminhado para seguimento oncológico.
Discussão e/ou Conclusão
A incidência de tumores cardíacos é baixa, sendo raros entre os tumores em geral. Dentre os tumores primários cardíacos, os malignos são mais raros ainda, correspondendo a menos de 10%, sendo os principais: sarcoma, linfoma e mesotelioma. Destaca-se a importância dos métodos de imagem na investigação e diferenciação dos tumores cardíacos, além do métodos percutâneos para diagnósticos histopatológico como biópisa endomiocárdica e biópsia pulmonar transbronquica neste caso.
Área
Relatos de Casos
Autores
SILAS RAMOS FURQUIM, Luiz Fernando Fagundes Gouvea Filho, Francisco Carlos Lourenço Júnior, Ana Laura Halas Covre, Laís Garcia Lopes Rossi, Carlos Otto Berlowitz Filho, Annelisa Moura Garcia, Talita Carla Stratti Moreira, Paulo Francisco Mesquita Barros Filho, Arturo Adrian Diaz Jara, Alexandre Francisco Silva, Leandro Neves Machado, Cantídio Soares Lemos Martins, Germano Emílio Conceição Souza