Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Distribuição Espacial da Mortalidade Intra-hospitalar por Insuficiência Cardíaca no Sistema Único de Saúde (SUS)

Introdução e/ou Fundamento

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Insuficiência cardíaca é uma apresentação comum a várias doenças cardiovasculares e determina elevada morbidade e mortalidade.

Objetivo

Avaliar a distribuição espacial da mortalidade durante internação por insuficiência cardíaca no Sistema Único de Saúde (SUS).   

Materiais e Métodos

Estudo ecológico, utilizando como unidade de análise as 140 regiões intermediárias de articulação urbana (RIAU), conforme proposto pelo IBGE, para avaliar a mortalidade intra-hospitalar por internação decorrente de insuficiência cardíaca no período de 2019 a 2023. Os dados de número de internações, óbitos, valor médio e tempo de internação foram extraídos do Sistema de Internação Hospitalar (SIH)/SUS. A análise descritiva utilizou o software de geolocalização GeoDa para a criação de mapas temáticos. Foi utilizado o Índice Global de Moran para verificar a existência de agregados territoriais. As análises espaciais foram realizadas com uma matriz de primeira ordem com contiguidade tipo “Rainha”.

Resultados

A mortalidade intra-hospitalar variou de 5.20 a 28.5%, com mediana de 12.4% e IQR 10.5-15.6% (Figura 1), com formação de agregados espaciais (Figura 2; I de Moran 0.191, p=0.002) . O gasto médio variou de R$666 a R$3.304 (mediana de 1.527, IQR 1.158-1.982) com formação de agregados espaciais (I de Moran 0.166, p = 0.002). O tempo médio de internação variou de 3.94 a 13.6 dias (mediana de 6.81 dias, IQR 5.74 a 8.17).  

Conclusões

A mortalidade intra-hospitalar por insuficiência cardíaca no período de 2019-2023 é alta e compatível com a do I Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca (BREATHE, de 2015). Há significativas assimetrias entre as taxas de mortalidade e gastos ao longo do território nacional. Estes indicadores permitem o desenvolvimento de estratégias de intervenção e direcionamento de recursos mais eficazes para melhoria da assistência hospitalar ao paciente com insuficiência cardíaca.  

Área

Pesquisa Multidisciplinar

Autores

GIOVANNA MARIA TERTULIANO DOS SANTOS GARCIA DE ARAUJO, Letícia Lopes Do Rosário, Pedro Augusto Alexandre Da Silva, Ferdinand Gilbert Saraiva Da Silva Maia