Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Disautonomia simpática através da cintilografia miocárdica e presença ventilação oscilatória por exercício em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida: um estudo transversal

Introdução e/ou Fundamento

Anormalidades ventilatórias durante o exercício, como a ventilação oscilatória ao exercício (EOV), além da disautonomia simpática (DS), estão presentes em vários pacientes com insuficiência cardíaca (IC) e podem impactar negativamente a tolerância ao exercício e a mortalidade nesses indivíduos. Apesar da influência tanto da DS quanto da EOV na fisiopatologia da IC, há escassez de estudos que retratem a coexistência de ambas as condições em pacientes com esta doença.

Objetivo

Verificar se pacientes com IC redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) associada à disfunção autonômica têm maior probabilidade de apresentar EOV e maior ocorrência de eventos cardíacos, e se esses pacientes apresentam pior resposta cardiovascular ao se exercitar.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo piloto transversal com amostra não probabilística conduzido pelas recomendações da Declaração STROBE. A amostra foi composta por indivíduos de 21 a 65 anos, com diagnóstico de IC, com ou sem disautonomia simpática, de ambos os sexos e não praticantes de atividade física. Utilizamos o teste de esforço cardiopulmonar e cintilografia miocárdica com 123I-MIBG para avaliar a função cardíaca e a atividade adrenérgica em pacientes. O teste de esforço foi feito em uma esteira com monitoramento de variáveis respiratórias, enquanto a cintilografia registrou imagens do coração após a administração de 123I-MIBG. Parâmetros como relação coração-mediastino e taxa de washout foram usados para avaliar a hiperatividade adrenérgica. Os pacientes foram divididos em dois grupos com base nesses resultados: com e sem disfunção simpática. A análise estatística foi realizada no SPSS versão 20.0. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para verificar a distribuição dos dados. Para associação das variáveis categóricas, foram realizadas correlações de Pearson e o teste exato de Fisher. O nível de significância foi definido como p<0,05.

Resultados

Foram avaliados 18 (dezoito) pacientes e 80% daqueles com DS apresentaram EOV. Houve uma correlação entre a taxa cardíaca-mediastino tardia e o processo de washout com o número de eventos. (r = -0,66; p = 0,018 e r = 0,65; p = 0,022).

Conclusões

Observou-se maior percentual de pacientes com EOV naqueles indivíduos com IC que apresentavam DS. Estes dados sugerem a necessidade de uma avaliação precisa dessa população, pois a presença de DS e EOV pode afetar o desempenho cardiorrespiratório destes pacientes. Assim, o conhecimento de tais distúrbios possibilita um melhor direcionamento do tratamento.  

Área

IC Avançada

Autores

MILLENA BEATRIZ FERNANDES MEDEIROS, Bruna T. S Araújo, Jessica C Leite, Simone C. S Brandão, Evandro C Brito, Rodrigo M.D Carneiro, Maria I. R Aguiar, Silvia M. M Alves, Armele D Andrade, Talyssa B S Santos, Trycia E S Pereira, Maria G A Coelho, Ana C S Santos, Juliana A F Souza, Daniella C Brandão