Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE CARDÍACO EM PACIENTE COM SITUS INVERSUS TOTALIS: UM RELATO DE CASO

Introdução e/ou Fundamento

Situs inversus totalis consiste em uma condição clínica em que o coração, e os demais órgãos toracoabdominais, se posicionam em uma imagem espelhada da anatomia normal. O transplante cardíaco (TXC) nessa população se torna cirurgicamente desafiador por necessitar da reconstrução das vias venosas dentro deste padrão.

Descrição do Caso

Paciente do sexo masculino, 15 anos, classificação sanguinea O+, com histórico de miocardite, sem outras comorbidades, evolui com insuficiencia cardiaca refratária e necessidade de internamento em UTI com o uso de dobutamina 10 mcg/kg/min, milrinone 0.375mcg/kg/min, epinefrina 0,1 mcg/kg/min e balão intra-aórtico 1:1. Nesse contexto, foi realizado TXC ortotópico bicaval, com captação do coração realizada a distância (675 km) em um doador de 23 anos, e teve como principal modificação a secção da veia inominada ao nível da veia jugular esquerda e da aorta ao final dos vasos supra aórticos. No preparo do coração doado, houve o fechamento das veias pulmonares esquerdas e a abertura do átrio esquerdo entre as veias pulmonares direitas. No implante, além das anastomoses habituais, foi utilizada a técnica de tunelização com parte do átrio direito para prolongamento da veia cava inferior, tendo como molde a vela de Hega n 15. O tempo de anóxia foi de 268 minutos e a saída de circulação extracorpórea ocorreu sem intercorrências, em uso de dobutamina 10 mcg/kg/min, milrinone 0,75 mcg/kg/min, adrenalina 0,1 mcg/kg/min e nipride.  

Discussão e/ou Conclusão

Situs inversus totalis consiste em uma condição rara, com frequência de 1:10.000, sendo uma malformação embriológica que não se correlaciona com outras anormalidades. Dessa forma, há poucos relatos na literatura da realização de TXC nessa população. A reconstrução das vias venosas sistêmicas e pulmonares consiste na maior dificuldade do TXC, uma vez que encontrar um doador com dextrocardia é algo extremamente improvável. Dessa maneira, se faz necessário o uso de adaptações cirúrgicas para o sucesso do procedimento, como a que o relato apresentado demonstra.     

Área

Relatos de Casos

Autores

LARISSA DE OLIVEIRA BELTRãO, Diogo Luiz de Magalhães Ferraz, Fernando Augusto Marinho dos Santos Figueira, Bruna Gomes Castro, Cristiano Berardo Carneiro da Cunha, Igor Tiago Correia Silva, Victor França de Oliveira