Dados do Trabalho
Título
Cardiomiopatia induzida por Esteroides Anabolizantes em curto intervalo de tempo : um relato de caso
Introdução e/ou Fundamento
Fundamento: Dentre os efeitos adversos do uso indevido de Esteroides Anabolizantes Androgênicos (EAA) destaca-se a Cardiotoxicidade com diferentes espectros clínicos incluindo a Insuficiência Cardíaca Congestiva. Estudos pré-clínicos relatam cardiomiopatia com altas doses (>100 mg por 100g de peso corporal) de terapia com testosterona (TT) após 14 dias, porém estudos clínicos demonstram disfunção ventricular após longos períodos, com evidências na literatura limitadas quanto aos níveis mínimos de EAA e o tempo para Cardiomiopatia.
Descrição do Caso
Relato de Caso: Homem 39 anos, com antecedente familiar de doença arterial coronariana, iniciou quadro de dispnéia aos pequenos esforços e edema de membros inferiores, em classe funcional III NYHA, de início há 2 meses, com piora nas últimas 48 horas. Relatava admnistração de TT 250 mg e de Nandrolona 200 mg intramuscular (IM) semanal por 6 meses consecutivos. Essa dose é 5 vezes superior a dose geralmente administrada como TT em homens com hipogonadismo. As doses recomendadas IM de TT pelas diretrizes de Endocrinologia variam de 100 mg semanal a 200 mg a cada 15 dias. Na avaliação laboratorial, níveis de hematócrito de 56% (VR 36,0- 46,0 %), LDL colesterol 160 mg/dl (VR < 130 mg/dl ) e níveis de T total de 1450 ng/dl (VR 249 – 846 ng/dl ). Ao Ecocardiograma transtorácico (ETT), disfunção sistólica grave do ventrículo esquerdo com FE: 29% (Simpson) e aumento das câmaras esquerda, não sendo possível a realização do Strain Global Longitudinal pela limitação do aparelho disponível. Submetido a Cineangiocoronariografia, sem lesões ateroscleróticas. Iniciado tratamento com Enalapril 10 mg/d, Carvedilol 25 mg 12/12 hrs, Espironolactona 25 mg/d e Dapaglifozina 10 mg/d e suspensão do uso de EAA. Após 8 meses, ele encontrava-se em Classe funcional I, com ETT demonstrando FE 42 % (Simpson), Hematócrito 50%, LDL colesterol 100 mg/d e níveis séricos de testosterona 340 ng/dl.
Discussão e/ou Conclusão
Discussão: Relatamos o caso de um paciente jovem que evoluiu com Insuficiência cardíaca congestiva após uso indevido de EAA, após curto período de uso. Ao contrário dos estudos prévios que demostram alterações cardiovasculares tardias após uso dos EAA, demonstramos nesse caso, disfunção ventricular precoce (6 meses uso), com reversibilidade parcial após a suspensão. Pode ser interessante interrogar os pacientes sobre o uso de EAA, assim como proceder avaliação cardiovascular de pacientes usuários em altas doses, antes do início e durante manutenção da terapia. Mais estudos são necessários para compreender quais as doses mínimas e o tempo que levam a disfunção cardíaca, assim como o grau de reversibilidade com a TT implementada
Área
Relatos de Casos
Autores
ALINE SILVA AZEVEDO DA SILVEIRA RENKE