Dados do Trabalho
Título
Estudo epidemiológico para diagnóstico de ICFEp pelos escores HFA-PEFF e HFpEF
Introdução e/ou Fundamento
A prevalência de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), de acordo com o Estudo Rotterdam, varia em torno de 14% em pessoas entre 85 e 94 anos.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo a análise retrospectiva de pacientes internados no Hospital Samaritano Paulista entre os meses de Julho a Dezembro de 2023 a fim de buscar o diagnóstico de ICFEP e descrever o seu perfil epidemiológico.
Materiais e Métodos
Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva, com 38 pacientes, internados no Hospital Samaritano Paulista, no segundo semestre de 2023. Foi realizado através da análise de prontuário eletrônico e coleta de dados preconizados pelos escores HFA-PEFF e HFpEF. Assim, obtendo como resultado quais pacientes receberão o diagnóstico de ICFEP.
Resultados
Como resultado, foi possível obter dados relevantes a respeito dos pacientes analisados, sendo que 71% do total de pacientes tem o diagnóstico de ICFEP quando usados os 2 escores em associação, 48% quando usado apenas o HFA-PEFF e 52% quando utilizado o HFPEF. Quanto ao perfil epidemiológico destes pacientes, 96,3% são hipertensos; 92,6% idosos (≥ 65 anos); 81,5% portadores de fibrilação atrial; 51,8% diabéticos; 48% homens; 33,3% obesos e 29,6% com doença renal crônica (ClCr ≤ 30).
Conclusões
Assim, conclui-se que a maioria dos pacientes avaliados pelos escores HFA-PEFF e HFpEF diagnosticados com ICFEp são idosos (maior que 65 anos) e hipertensos.
Área
Pesquisa Clínica
Autores
MICHELLI TAYER LEMOS SCHUMANN, Fernando de Aguiar Nadur, Felix José Alvarez Ramires, Carolina Casadei dos Santos