Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA COVID-19 NA MORTALIDADE DOS INDIVÍDUOS SUBMETIDOS À TRANSPLANTE CARDÍACO EM UM CENTRO DO NORDESTE BRASILEIRO: UM COORTE RETROSPECTIVO DE 10 ANOS

Introdução e/ou Fundamento

A pandemia do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) impactou profundamente o funcionamento dos sistemas de saúde, levando a uma redução no número de doadores de órgãos, ao aumento da mortalidade nas listas de espera para transplantes e a uma alta taxa de mortalidade entre pacientes infectados por COVID-19.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo avaliar a mortalidade por COVID-19 e a sobrevida global no Nordeste do Brasil.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo do tipo coorte retrospectivo, envolvendo 255 indivíduos submetidos a transplante cardíaco entre julho de 2012 e dezembro de 2022. Os dados foram analisados estatisticamente através do software STATA versão 18. A sobrevida global foi gerada por meio do método de Kaplan-Meier.

Resultados

  A pandemia da COVID-19 no Brasil começou em março de 2020, quando 184 pacientes ainda estavam vivos. Destes, 38 indivíduos contraíram o SARS-CoV-2 resultando numa taxa de mortalidade de 39,5% (15 pacientes). Dezenove pacientes faleceram no mesmo período por outras causas. COVID-19 foi responsável por 44% de todas as mortes durante este período. Embora sem significância estatística, esses dados alteraram a curva de sobrevivência da população transplantada (Figura 1). O número de transplantes realizados por ano também foi afetado pelas doações de órgãos nesse período. Categorizamos os períodos de transplante em três grupos em nosso centro: o período Inicial (2012-2015) com média de 20 HTx/ano, o período Intermediário (2016-2019) com média de 31 HTx/ano, e o período Pandêmico (2020-2022) com média de 18,7 HTx/ano (Figura 2).  

Conclusões

Observou-se elevada taxa de mortalidade entre a população infectada pela COVID-19 em nossa região, superando a de outras coortes brasileiras. Fatores socioeconômicos e acesso limitado à saúde podem ter contribuído para esse desfecho.

Área

Pesquisa Básica

Autores

LARISSA DE OLIVEIRA BELTRãO, Diogo Luiz de Magalhães Ferraz, Fernando Augusto Marinho dos Santos Figueira, Verônica Soares Monteiro, Cristiano Berardo Carneiro da Cunha, Igor Tiago Correia Silva, Rodrigo Moreno Dias Carneiro, Bruna Gomes Castro