Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA AVANÇADA EM HOSPITAL TERCIÁRIO DE CARDIOLOGIA EM 2021

Introdução e/ou Fundamento

Com o avançar das terapias para insuficiência cardíaca (IC) e a consequente redução da mortalidade, o número de indivíduos convivendo com o estágio avançado da doença é crescente. Assim, a hospitalização por descompensações agudas é frequente. Mapear o perfil dos pacientes internados, suas comorbidades e a gravidade do quadro são essenciais para estimular o tratamento otimizado global e reduzir a recorrência de internações futuras.

Objetivo

 Descrever o perfil clínico-epidemiológico e a gravidade da descompensação de pacientes hospitalizados por IC avançada.

Materiais e Métodos

Coorte retrospectiva que analisou indivíduos internados por agudização de IC avançada durante todo o ano de 2021. O estudo foi realizado em centro de referência em Cardiologia do Norte/Nordeste. Análise aprovada pelo comitê de ética local.

Resultados

Amostra composta por 47 pacientes, 70,2% homens. Média de idade de 56,8 anos, mínimo de 22 e máximo de 81 anos. Dentre as etiologias, destacou-se a isquêmica com 41,1%, seguida da valvar, 11,7% e doença de chagas, 8,8%; as miocardites foram responsáveis por menos de 3%. Dos pacientes analisados, ao chegar à emergência, 61,7% apresentavam classe funcional NYHA IV,  23,4% NYHA III, 6,3% NYHA II e 10,6% NYHA I. Quanto ao perfil de descompensação da IC, 64,4% estavam em perfil B, 31,1% perfil C, 4,4% perfil A e nenhum em perfil L. Sobre as comorbidades, encontrou-se: hipertensão arterial (68%), tabagismo (47,5%), etilismo (41,4%), diabetes mellitus tipo 2 (34,7%), fibrilação atrial (25,5%), doença coronariana (23,4%), doença de chagas (10,6%) e febre reumática (4,2%). De antecedentes relevantes obteve-se troca valvar: 8,5%, angioplastia: 4,2%, presença de marcapasso definitivo: 6,3% e cirurgia de revascularização miocárdica: 6,3%. Ademais, 44,6% dos pacientes necessitaram de cuidados intensivos. Do total de pacientes, 84% receberam alta hospitalar e 16% evoluíram para óbito.

Conclusões

Na amostra estudada, houve mais homens em sua sexta década de vida internados por IC avançada descompensada. A etiologia mais frequente foi a isquêmica e o perfil de pacientes é grave, porém com mortalidade menor que a esperada.  

Área

IC Avançada

Autores

GIULIA ANTONI FERREIRA ROCHA, Marcela Vasconcelos Montenegro , Clara de Andrade Pontual Peres, Enzo Macêdo Nunes, Henrique Macedo Claudino, Victória Bedor Jardim Quirino, Fernando Rabelo de Oliveira Cavalcanti Filho, Carolina Jerônimo Magalhães, Rafael Silvestre Vieira da Silva, Rodrigo Rufino Pereira Silva, Ana Carolina Dias Almeida, Giovana Arcuri Cavalcanti, Maria Eduarda Xavier das Chagas Ferreira, Júlia Feitosa Brito dos Santos, Carlos Eduardo Lucena Montenegro