Dados do Trabalho
Título
Mortalidade intra-hospitalar dos pacientes com Takotsubo: Registro Brasileiro de Takotsubo (Takosubo Br-R)
Introdução e/ou Fundamento
Introdução e/ou Fundamento A Takotsubo tem como caraterística um balonamento apical do ventrículo esquerdo agudo e reversível. Não estão bem caracterizados nos grandes registros assim como no Brasil as características dos pacientes com Tk que evoluem com mortalidade hospitalar(MIH).
Objetivo
Objetivo Determinar a taxa de MIH e o perfil dos pacientes com Tk que evoluíram com MIH.
Materiais e Métodos
Materiais e Métodos Estudo retrospectivo, observacional,multicêntrico no Brasil, de pacientes hospitalizados com diagnóstico de Tk de acordo os critérios da Internacional Takotsubo Diagnostic Criteria (InterTAK Diagnostic Criteria). Foram comparadas as variáveis clinicas,terapêutica pré e intra-hospitalar),ECG, ecocardiograma e coronariografia(presença de doença coronariana obstrutiva) dos pacientes que evoluíram com MIH versus os que sobreviveram. Foi realizado analise univariada com qui-quadrado e teste de T para amostras independentes, para definição das variáveis significativas e regressão logística-stepwise (para p<0,1) na identificação das variáveis associadas a MIH.
Resultados
Resultados 448 pacientes foram admitidos com Tk, onde foi observado uma taxa de MIH de 7,5 %. Os pacientes do sexo masculino(15,4% vs 6,3%; P=0,01) e idade mais avançada (73,4vs 67±14;P = 0,01), apresentaram uma maior MIH. Na analise de regressão logística, foram identificadas as variáveis relacionadas a MIH : EAP(OR:5,6;IC-95%:1,8-16;p=0,001);Idade>61anos((OR:4,5;IC-95%:1,1-17;p=0,02)uso de vasopressina(OR:4,2;IC-95%:1,4-15,1;;p=0,02)e NE(OR:3,0;IC-95%:1,1-10;p=0,03).O uso durante a internação de Betabloqueador(OR:0,4;IC-95%:0,1-1,1p=0,08) e IECA/BRA(OR:0,3;IC-95%:0,1-1,0;p=0,02) demonstram serem variáveis relacionadas a menor MIH.
Conclusões
Conclusões O Registro Brasileiro de Takotsubo demonstrou que os pacientes de sexo masculino com idade mais avançada, com apresentação de EAP e que fizeram de uso de Vasopressina e NE, demonstraram associação com maior MIH. Os pacientes que fizeram uso de BB ou IECA/BRA apresentaram menor MIH , indicando que estes fármacos poderiam ter ação cardioprotetora ou como indicadores de melhor prognóstico na Tk.
Área
Pesquisa Multidisciplinar
Autores
MARCELO WESTERLUND MONTERA, FABIO FERNANDES, MARCUS VINICIUS SIMOES, BERNARDO NOYA ABREU, LOUISE FREIRE, WOLNEY MARTINS, JOSE RIBAMAR COSTA, LIDIA ANA ZYTYNSKI MOURA