Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Questionário de Vulnerabilidade em Saúde na Insuficiência Cardíaca: evidências de validade de estrutura interna

Introdução e/ou Fundamento

A insuficiência cardíaca se revela mediante descompensações hemodinâmicas associadas a exacerbações de sinais e sintomas, perda da autonomia, diminuição da saúde mental – manifestada pela ansiedade, depressão, sensação de incertezas e fracasso, e pior diagnóstico, que intensificam a vulnerabilidade em saúde. A literatura científica ostenta diversos instrumentos relacionados à IC, seja para pacientes, familiares/cuidadores ou profissionais da saúde, nas mais variadas temáticas, contudo, inexistem instrumentos que avaliem a vulnerabilidade em saúde desses pacientes, demonstrando haver lacuna nesse conhecimento. 

Objetivo

Avaliar evidências de validade de estrutura interna do questionário de mensuração da vulnerabilidade em saúde da pessoa com insuficiência cardíaca. 

Materiais e Métodos

Estudo psicométrico conduzido com 1.008 pessoas com IC, acompanhadas em instituição de saúde terciária, no período de junho de 2019 a janeiro de 2020. A estrutura interna foi avaliada por meio de análise fatorial exploratória e confirmatória, com matriz de correlação policórica; a dimensionalidade pela análise paralela e testagem de fatores pelos indicadores de unidimensionalidade e a confiabilidade pelo alfa de Cronbach (α) e fidedignidade composta (FC). 

Resultados

Os parâmetros psicométricos revelaram um modelo de 29 itens, distribuídos em seis fatores, que envolveram particularidades do sujeito, suas relações sociais e de cuidado: Sono e atividades diárias; Ingesta hídrica e hábitos alimentares; Letramento funcional em saúde; Relações de cuidado; Suporte social e Sinais e sintomas. Todos os fatores apresentaram indicadores aceitáveis de precisão (0,82≤ORION≤0,98; 0,90≤FDI≤0,99), replicabilidade e qualidade aceitáveis (TLI=0,99; CFI=0,99; GFI=0,99; RMSEA=0,04 e RMSR=0,04), com boa confiabilidade (α=0,75) e fidedignidade (FC=0,84). 

Conclusões

Foi gerado um modelo multidimensional, com evidências de validade quanto à estrutura interna e refinamento teórico e bons níveis adequação, qualidade, confiabilidade e precisão. O Questionário de Vulnerabilidade em Saúde no contexto da Insuficiência Cardíaca (QVSIC) compreendeu indícios de estrutura interna consistentes para mensuração do construto vulnerabilidade em saúde da pessoa com insuficiência cardíaca.

Área

Pesquisa Básica

Autores

VIRNA RIBEIRO FEITOSA CESTARI, JOSÉ WICTO PEREIRA BORGES, ´RAQUEL SAMPAIO FLORÊNCIO, THIAGO SANTOS GARCES, THIAGO MARTINS DE SOUSA, CAROLINE ARAÚJO LOPES, VERA LÚCIA MENDES DE PAULA PESSOA, THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA