Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

DISTRIBUIÇÃO ESTADUAL DAS INTERNAÇÕES E DO VALOR DOS SERVIÇOS HOSPITALARES PARA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA NA REGIÃO NORDESTE

Introdução e/ou Fundamento

A Insuficiência cardíaca (IC) é uma doença cardiovascular na qual o coração pode apresentar alterações em sua funcionalidade ou em sua estrutura, causando incapacidade de enchimento ventricular e a ejeção de sangue para o organismo. Muitos indivíduos acometidos pela insuficiência cardíaca são idosos e, usualmente, possuem múltiplas comorbidades, como: doença renal crônica, diabetes e doença arterial coronariana, que também podem contribuir para o aumento do risco de hospitalização desses pacientes. Por conta da alta capacidade de descompensação da doença, caso o tratamento da insuficiência cardíaca não seja feito corretamente, há maior risco de internação e, consequentemente, aumento dos custos hospitalares necessários para que esses pacientes sejam estabilizados e tenham melhor qualidade de vida.

Objetivo

Analisar a distribuição estadual das internações e dos valores dos serviços hospitalares para insuficiência cardíaca na Região Nordeste no período de 2019 a 2023.

Materiais e Métodos

 Estudo observacional e transversal com dados notificados coletados do Sistema de Informações Hospitalares do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde DATASUS no setor de internações e do custo de serviços hospitalares para insuficiência cardíaca (IC) na região Nordeste dos anos de 2019 a 2023. As variáveis analisadas foram: número de internações por ano e o valor dos serviços hospitalares para IC a nível regional, avaliadas com estatística descritiva por meio do software Microsoft Excel 2016.

Resultados

Foram registradas 209.643 internações por IC na Região Nordeste no período analisado, com uma Taxa de Incidência (TI) de 383,65 hospitalizações/100 mil habitantes e um Valor Médio de Serviços Hospitalares (VMSH)/internação de 1704,95 reais. Em relação à distribuição intrarregional, o estado da Bahia lidera o ranking de hospitalizações, com 66.216 registros, enquanto o Piauí possui a maior TI: 587,79. No que diz respeito ao aspecto financeiro, o estado do Rio Grande do Norte é responsável pelo maior VMSH, de 2697,03 reais, e o Piauí, pelo menor: 948,19 reais.

Conclusões

Portanto, nos últimos 5 anos analisados, observou-se um total de 209.643 internações por insuficiência cardíaca na região Nordeste, sendo o estado da Bahia onde ocorreram a maior parte dos agravos. Em relação ao valor, foi registrado que os estados do Rio Grande do Norte e Piauí foram responsáveis pelo maior e menor, respectivamente, VMSH. Ademais, esse estudo pode ser utilizado por profissionais de saúde e autoridades governamentais, a fim de elaborar planos para o controle das internações e gastos por IC. Por fim, ressalta-se a importância de destacar estratégias de prevenção e políticas públicas em saúde na Atenção Primária para diminuir o número de internações nos demais níveis de complexidade.

Área

Pesquisa Básica

Autores

DANGILLA RIBEIRO DOS SANTOS, Lucas Quaresma Martins, Gabriel Canto Bandeira de Sousa, Thaissa Afonso Barros da Veiga, Manuel Vitor Souza Ribeiro de Azevedo, Roberto Chamma Farias de Souza, Antônia Evelyn Albuquerque Costa, Rafaela Rothbarth de Carvalho, Líria Paola Costa Gouveia, Lucas Guimarães Dias, Maria Clara Hollanda Cecim, Antonio Maria Zacarias Araújo Monteiro