Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Desempenho do Strain atrial esquerdo de esforço no diagnóstico da ICFEp: revisão sistemática

Introdução e/ou Fundamento

Fundamento: A prevalência de insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP) está aumentando e representa quase metade de toda a população com insuficiência cardíaca. O diagnóstico de ICFEP é muitas vezes desafiador. O método de Strain de átrio esquerdo tem se mostrado promissor para avaliação da complacência e função do átrio esquerdo, podendo ser uma ferramenta no diagnóstico da ICFEP.

Objetivo

Nosso objetivo foi realizar uma revisão sistemática para avaliar o valor do Strain de AE avaliado em repouso e no esforço físico para o diagnóstico de ICFEP.

Materiais e Métodos

  Métodos: As bases de dados PubMed, Embase foram sistematicamente pesquisadas . Foram incluídos estudos nos quais o Strain de átrio esquerdo foi avaliado em repouso , no esforço e/ou  pós esforço, para avaliar pacientes portadores ou sob risco de desenvolverem  ICFEP.   

Resultados

Resultados: De 618 estudos inicialmente identificados, 10 foram selecionados para esta revisão sistemática, totalizando 1428 pacientes incluídos. Destes, 420 (30%) apresentaram o diagnóstico de ICFEp. Pacientes com este diagnóstico apresentavam menor valor de Strain em repouso  e um aumento menor no pico ou recuperação do esforço ( 22%- 34,90% p<0,001, 24%- 38,25% p<0,001, 30- 43% p<0,001 ) ,  comparados ao grupo controle.              

Conclusões

Conclusão: Os estudos identificados demonstram consistentemente valores reduzidos de strain do átrio esquerdo (AE) na insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP) em diversos cenários. A análise combinada desses dados e a avaliação do seu papel incremental aos modelos existentes podem trazer respostas sobre o papel deste promissor parâmetro para o diagnóstico da ICFEP.  Podendo auxiliar na estratificação de risco dos pacientes e orientar a abordagem terapêutica, representando um avanço promissor para aprimorar o diagnóstico e o manejo dessa condição complexa e desafiadora.  

Área

Pesquisa Clínica

Autores

LUIZ EDUARDO GUISELLI GALLINA, Marcella Mamede Andrade Vilela, Andrea Biolo