Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Resultados de 12 anos de um programa de implante de suporte mecânico circulatório intra-corpóreo de um centro privado de Insuficiência Cardíaca

Introdução e/ou Fundamento

Introdução e/ou Fundamento Para o implante de suporte mecânico circulatório intra-corporeo (SMCI)em pacientes com insuficiência cardíaca avançada(ICAv) sem possibilidade de transplante cardíaco é necessário hospital com experiencia em alta complexidade e atuação de equipe multidisciplinar especializada em suporte circulatório.

Objetivo

Objetivo Apresentar os resultados de 12 anos de um programa clinico-cirúrgico de ICAv. num hospital privado, no implante de SMCI

Materiais e Métodos

Materiais e Métodos Estudo retrospectivo,observacional, de um coorte de pacientes , no período de 2012 a 2024, portadores de ICAv e insuficiência cardíaca aguda, que foram submetidos a implante de SMCI com objetivo de ponte para transplante cardíaco ( PTC) ou terapia de destino (TD). Foram avaliadas a mortalidade intra-hospitalar(MHI), sobrevida a longo prazo e êxito no alcance dos objetivos.  

Resultados

Resultados 16 pacientes foram submetidos a implante de SMCI:5 Heartware,9 Heart-Mate 2 , 2 Heart-Mate 3 . Idade média:60,9± 15 anos; 11 sexo masculino e 5 feminino. Apresentavam classificação INTERMACS: 1( 25%);2(25%);3(37,5%);4(12,5%). 8 pacientes tiveram objetivo de TD e 8 TC. 43,7% necessitaram de SMC temporário prévio ao implante. Tempo médio de internação foi de 65± 33 DIAS. Mortalidade intra-hospitalar foi de 37,5%. Com sobrevida em 1 ano de 90%. Os pacientes encaminhados para com objetivo de ponte para TC obtiveram maior sucesso no alcance do objetivo que os pacientes para TD (87,5% vs e 37,5%; p=0,06).. Os pacientes com disfunção ventricular direita(57% VS 22%; p=0,05), com múltiplas complicações no pós operatório(62,5% VS 12,5% ,p=0,06),apresentaram relação com maior MIH. O tempo médio de permanência com SMCI para os pacientes com TD foi de 3,4±3,9anos e os com ponte para TC 4,6±3,4 anos, p=0,6, sem apresentarem complicações relativas ao SMCI. O tempo mais prolongado de SMCI é de 9,8 anos em TD, até março de 2024 .

Conclusões

Conclusões A experiencia no implante de SMCI para pacientes com IC avançada demonstrou trazer resultados benéficos com uma alta taxa de sobrevida intra-hospitalar e de sobrevida a longo prazo pós alta com baixa taxa de complicações. Nossa experiencia demonstrou ser possível o desenvolvimento de centros de implante de SMCI no Brasil com excelência de resultados em medicina de alta complexidade.   

Área

Pesquisa Clínica

Autores

MARCELO WESTERLUND MONTERA, MARCELO RAMALHO, LIGIA NERES, BRUNO MARQUES, ALEXANDRE SICILIANO, EVANDRO TINOCO MESQUITA