Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE PACIENTES INTERNADOS DEVIDO A INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DESCOMPENSADA CLASSE FUNCIONAL IV

Introdução e/ou Fundamento

A classificação funcional da New York Heart Association (NYHA) está associada ao prognóstico da insuficiência cardíaca (IC). Sendo a classe funcional NYHA IV - sintomas com limitação física grave (em repouso ou aos mínimos esforços) -  a com piores desfechos.  A análise do perfil de pacientes internados nesse contexto é necessária para o desenvolvimento e otimização de medidas preventivas e terapêuticas eficientes.

Objetivo

Analisar o perfil geral de pacientes internados devido a IC descompensada, com apresentação em classe funcional NYHA IV durante o ano de 2021.

Materiais e Métodos

Coorte retrospectiva em centro cardiológico de referência de pacientes com idade ≥ 18 anos por descompensação de IC de todas as etiologias. Coleta de dados realizada durante o ano de 2021. Sendo fator de exclusão pacientes com NYHA da admissão menor do que IV.

Resultados

Foi estudado um total de 375 pacientes, com idade média de 63±15 anos, sendo 57,8% homens. Do total, 72% dos pacientes eram provenientes da Região Metropolitana do Recife. Quanto às etiologias da IC, 26,4% eram isquêmicas, 18,4% valvar e 5,6% chagásica. A fração de ejeção (FE) média foi de 40,9 ± 16,7%, sendo 28,9% dos pacientes com FE ≥50%, 16% com FE >40% e <50% e 55,1% com FE ≤40%.Em relação às comorbidades prévias, 82,1% eram portadores de hipertensão arterial, 37,6% de diabetes mellitus tipo 2, 32% de fibrilação atrial, 30,6% coronariopatia, 25,8% de dislipidemia, l, 38,9% eram tabagistas ou ex-tabagistas e 20% eram etilistas ou ex-etilistas. Os perfis hemodinâmicos se dividiram majoritariamente entre perfil B (73,6%) e C (16,5%). Em relação ao tempo de internamento, dos pacientes admitidos em NYHA IV, 44,2% ficaram internados por até 10 dias, 34,1% entre 11 e 30 dias e 21,7% por mais de 30 dias. A mortalidade desses pacientes foi de 18,6%. Dos 81,4% que receberam alta hospitalar, 24,6% apresentaram reinternamento dentro de um ano.

Conclusões

Nesta amostra, o perfil de pacientes com pior classe funcional à admissão hospitalar foi de homens portadores de IC isquêmica majoritariamente com ICFE reduzida. A taxa de mortalidade foi bem abaixo do esperado para pacientes portadores de IC em NYHA IV.

Área

Pesquisa Clínica

Autores

HENRIQUE MACEDO CLAUDINO, ENZO MACÊDO NUNES, GIOVANA ARCURI CAVALCANTI, ALEXANDRE SENA CAMARGOS FIGUEIREDO, ARTHUR AGUIAR FREIRE ROCHA, CLARA DE ANDRADE PONTUAL PERES, MARCELA VASCONCELOS MONTENEGRO, ANA CAROLINA DIAS ALMEIDA, GIULIA ANTONI FERREIRA ROCHA, FERNANDO RABELO DE OLIVEIRA CAVALCANTI FILHO, VICTÓRIA BEDOR JARDIM QUIRINO, RODRIGO RUFINO PEREIRA SILVA, RAFAEL SILVESTRE VIEIRA DA SILVA, CAROLINA JERÔNIMO MAGALHÃES, CARLOS EDUARDO LUCENA MONTENEGRO