Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

CIRURGIA CARDÍACA ROBÓTICA: A BUSCA POR TÉCNICAS CIRÚRGICAS MINIMAMENTE INVASIVAS NA CARDIOLOGIA

Introdução e/ou Fundamento

Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico avançou consideravelmente, assim como o aprimoramento das técnicas cirúrgicas utilizando aparelhos robóticos. Diante disso, é fundamental a capacitação dos profissionais para utilização dessas tecnologias atreladas ao desenvolvimento de métodos cirúrgicos de maior eficiência e com menos riscos aos pacientes. Dentre as principais vantagens das cirurgias menos invasivas está o menor tempo necessário de internação hospitalar, além de promover um menor período de recuperação e um célere retorno às atividades cotidianas.

Objetivo

Realizar uma revisão sistemática da literatura buscando analisar a eficácia das novas técnicas cirúrgicas cardíacas por meio da robótica, bem como os benefícios aos pacientes com cardiopatias complexas.

Materiais e Métodos

A presente pesquisa consiste em uma revisão sistemática da literatura, na qual foram selecionados artigos disponibilizados nas bases de dados: PubMed, Scielo e EBSCO, publicados nos últimos 5 anos. Foi feita uma busca avançada com os descritores: ‘robotic surgery’ e ‘heart surgery’, com o operador booleano ‘AND’. Os critérios de seleção foram rigorosos, considerando ano de publicação, metodologia (estudo prospectivo, estudo retrospectivo, ensaio clínico, revisão bibliográfica e dissertações), idioma (inglês e português), relevância do tema e reputação da plataforma.

Resultados

Os artigos analisados demonstraram que a utilização da prática cirúrgica em conjunto com a robótica pode reduzir complicações pós-operatórias, além de diminuir a dor e o tempo de internação quando comparada a outras técnicas cirúrgicas. Nessa perspectiva, a cirurgia cardíaca robótica surge como um meio alternativo e de grande eficiência em cirurgias de revascularização do miocárdio, correção da comunicação interatrial, ressecção de tumores cardíacos, como mixomas e fibroelastomas, miectomia septal, correção do forame oval patente, bem como em procedimentos de reparo e substituição de valvas cardíacas. Tudo isso ocorre devido à precisão cirúrgica oferecida pelos sistemas robóticos, com a visão tridimensional ampliada, incisões menores, precisão dos movimentos, além de corroborar um menor trauma para o paciente. No geral, segundo essas pesquisas, tais benefícios são aplicáveis a todos, independente do sexo e da faixa etária.

Conclusões

Nota-se que através da tecnologia de ponta sob o uso da robótica, foi possível compreender e contemplar os benefícios de tal ferramenta no que concerne à sensação de mais segurança do paciente e à resolutividade. Portanto, o reconhecimento do protagonismo tecnológico na área da saúde possibilitará não só o desenvolvimento da medicina no geral, como também intensificará o aperfeiçoamento das telecirurgias e seus efeitos sobre a vida do paciente.

Área

Pesquisa Básica

Autores

Letícia Lopes Oliveira, Ana Beatriz Seixas Cuellar, Ana Julia Souto Leite, André Victor Cardoso da Silva Soares, Maria Eduarda Rocha Borges, Quiriate Sana Oliveira dos Santos, Marcus Vinicius Moreira Barbosa