Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Modulação da contratilidade cardíaca e seus benefícios: relato de caso

Introdução e/ou Fundamento

O MCC (modulador da contratilidade cardíaca) é um dispositivo cardíaco implantável que estimula o coração durante o período refratário, aumentando a contratilidade sem alterar a frequência ou ritmo cardíaco. Pode ser indicado para pacientes portadores de insuficiência cardíaca (IC) com fração de ejeção (FE) entre 25 a 45%, classe funcional da New York Heart Association (NYHA) 3 e 4 e baixa qualidade de vida, com ausência de bloqueio de ramo esquerdo (BRE).

Descrição do Caso

WMV, masculino, 74 anos, com diagnóstico de IC avançada de etiologia isquêmica e classe funcional NYHA IV, com dispneia em repouso e pré síncope. Paciente com histórico de infarto agudo do miocárdio (IAM) anterior extenso reperfundido por catéter tardiamente. Estava em uso de: AAS, ticagrelor, atorvastatina, carvedilol, sacubitril-valsartana, espironolactona,  empagliflozina e amiodarona (por arritmia ventricular recorrente pós infarto). Hipotensão e pré-síncope que praticamente o mantinham restrito ao leito, impedindo a desospitalização. Sem espaço para incremento de doses das medicações para IC. Ecocardiograma evidenciando dilatação atrial esquerda (volume indexado 40 mL/m2), ventrículo esquerdo com diâmetros diastólico de 57 mm e sistólico de 46 mm, fração de ejeção (Simpson) de 31%, e alterações segmentares compatíveis com a área acometida do IAM. Eletrocardiograma (ECG) de base com bloqueio atrioventricular (BAV) de 1o grau, bloqueio de ramo direito (BRD) e bloqueio de divisão ântero-superior (BDAS). Intervalo HV ao estudo eletrofisiológico 61 ms. Tendo em vista que o paciente não era o candidato ideal para terapia de ressincronização cardíaca (TRC) e que apresentava indicação para implante de cardiodesfibrilador (CDI), foi optado pelos implantes de CDI + MCC. O paciente recebeu alta hospitalar com classe funcional NYHA II. Após 4 semanas, foi submetido à teste de caminhada de 6 minutos, tendo atingido 400 metros.    

Discussão e/ou Conclusão

O MCC é uma alternativa para os pacientes que não são candidatos ideais à TRC. Neste relato, após o implante do dispositivo, houve melhora do quadro clínico da IC, impactando na qualidade de vida do paciente.

Área

Relatos de Casos

Autores

Elisa Kalil, Luiz Claudio Danzmann, Fernando Antonio Lucchese, Priscilla Ferreira Saldanha, José Plutarco Gutiérrez Yanez, Anibal Pires Borges, Carlos Antonio Abunader Kalil