Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA MICRODELEÇÃO DO CROMOSSOMO 12Q24.1 FAMILIAR COM APRESENTAÇÃO ATÍPICA: SERIE DE CASOS

Introdução e/ou Fundamento

A síndrome da microdeleção do cromossomo 12q24.1 é uma doença rara, com prevalência de 1 para 100.000 nascimentos, descrita na década de 60 por Mary Holt e Samuel Oram, sendo caracterizada por alterações musculares esqueléticas em membros superiores, distúrbios de condução cardíaca e malformações no septo interatrial. São associados a mutações no gene TBX5, presente no cromossomo 12q24.1, em quase 70% dos casos. Este gene é responsável pela diferenciação e separação dos cardiomiócitos para formação do sistema de condução e do septo interatrial e/ou interventricular.

Descrição do Caso

Uma família com 4 casos de Holt Oram. Paciente 1, o pai, homem, 58 anos, com história de comunicação interatrial (CIA) corrigida com patch pericárdio bovino aos 55 anos, eletrocardiograma (ECG) com ritmo sinusal sem distúrbios de condução, apresenta polegar trifalângico bilateral. Filho 1 (paciente 2), homem, 31 anos, sem defeitos septais, ECG com ritmo sinusal e eixo normal com presença de pausas sinusais, apresentando encurtamento de polegares bilaterais, retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, epilepsia desde os 10 anos de idade e presença de cardiomiopatia dilatada idiopática. Filho 2 (paciente 3), homem, 21 anos, portador de hipotireoidismo, CIA ostium secundum fechada percutaneamente aos 18 anos, apresentando ECG com ritmo sinusal e BAV 1º grau, associado a episódios de ritmo juncional. Filho 3 (paciente 4), mulher, 15 anos, com CIA ostium secundum fechada percutaneamente aos 12 anos, apresentando bloqueio atrioventricular de 1º grau, polegar trifalângico bilateral.

Discussão e/ou Conclusão

As mutações no gene TBX5 podem variar de patogênica, não patogênicas ou de significado indeterminado. Essas mutações podem ser hereditárias com padrão autossômico dominante ou mutação “de novo” em indivíduos sem história familiar. Pequenas variações na expressão do TBX5 podem causar fenótipos diferentes da doença. A presença de cardiomiopatia dilatada idiopática em pacientes com síndrome de Holt Oram é pouco descrita na literatura internacional e sem relatos ainda na literatura nacional. Alguns estudos apontam que TBX5, além de participar na formação septal, também é responsável pela função de cardiomiócitos tanto diretamente como indiretamente influenciando a expressão de outros genes. A síndrome da microdeleção do cromossomo 12q24.1 é rara e a apresentação na forma de miocardiopatia dilatada é considerada raríssima, sendo ainda objeto de estudo da relação genótipo/fenótipo.

Área

Relatos de Casos

Autores

Paulo Henrique do Ó Gayoso Meira , Juliana Rodrigues Neves, Carlos Eduardo Lucena Montenegro, Marcela Vasconcelos Montenegro , Maria Eduarda Antunes Parreiras, Iris Caroline de Oliveira Moura, Rebeca Vaz Vieira de Castro, Mychelle Pascoaline de Miranda Silva, Jéssica Emille de Moura Rocha, Rayssa Borges de Medeiros, Maria Elisa Lucena Sales de Melo Assunção, Norma Lucena Cavalcanti Licínio da Silva