Dados do Trabalho
Título
RECUPERAÇÃO COMPLETA DA FUNÇÃO CARDÍACA COM TRATAMENTO CLÍNICO DE CARDIOMIOPATIA DILATADA PROVAVELMENTE SECUNDÁRIA À COVID-19: RELATO DE CASO
Introdução e/ou Fundamento
A pandemia de COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-COv-2, durou de março de 2020 até maio de 2023, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e tornou-se um desafio para os sistemas de saúde em diversos países. O quadro inicial é geralmente de acometimento do sistema respiratório, porém foram registrados acometimentos de diversos órgãos, incluindo o miocárdio. O aumento da troponina indicando lesão miocárdica é identificada principalmente em pacientes que já possuem outras doenças cardiovasculares e está associada a maior morbimortalidade.
Descrição do Caso
D.J.N, sexo feminino, 39 anos, internada por COVID-19 em junho de 2022. Evoluiu com sintomas de insuficiência cardíaca (IC), como dispneia aos mínimos esforços e edema de membros inferiores. Realizou ecocardiograma transtorácico (ECOTT) que evidenciou hipocinesia difusa e fração de ejeção reduzida de 28%, além de dilatação do ventrículo esquerdo. Realizou exames sorológicos e investigação coronariana, que afastou outras causas. Recebeu diagnóstico de cardiomiopatia dilatada, provavelmente secundária à infecção do SARS-Cov-2. Iniciou tratamento medicamentoso ainda na internação, com drogas modificadoras da IC e medicamentos sintomáticos para COVID-19. Ressonância Magnética do coração realizada após 2 meses do diagnóstico demonstrou fração de ejeção de 51% e padrão inespecífico de cardiomiopatia dilatada não isquêmica. Houve recuperação completa da função cardíaca após tratamento medicamentoso otimizado conforme diretrizes nacionais e internacionais. Atualmente a paciente faz acompanhamento ambulatorial em hospital referência de cardiologia, mantém o tratamento medicamentoso e encontra-se assintomática. O ECOTT mais recente demonstrou dimensões cardíacas normais, sem disfunção sistólica, com fração de ejeção de 65%.
Discussão e/ou Conclusão
Os mecanismos de lesão miocárdica em paciente com COVID-19 são diversos, e o acometimento pode ser do miocárdio e/ou pericárdio, e ocorre principalmente na fase aguda da infecção. Os quadros de miocardite têm geralmente etiologia viral, sendo a infecção pelo SARS-COv-2 uma possibilidade. É uma condição com quadro clínico variável, podendo ser desde assintomático até desenvolvimento de choque cardiogênico com insuficiência cardíaca fulminante. A cardiomiopatia dilatada é caracterizada pelo aumento da cavidade ventricular esquerda, com adelgaçamento das paredes do miocárdio e redução da força de contratilidade cardíaca. É responsável por parte dos casos de insuficiência cardíaca, e pode ter várias etiologias, incluindo a infecção viral pelo SARS-Cov-2. A recuperação completa da função ventricular é pouco descrita em literatura.
Área
Relatos de Casos
Autores
Bianca Miranda Gouveia, Antonio Maria Zacarias Araújo Monteiro, Tassio Matheus Rosa Moura, Danielle Borborema Tolentino Dos Santos