Dados do Trabalho
Título
Seguimento a longo prazo de um paciente com amiloidose por trantirretina mostra desenvolvimento da cardiomiopatia mas dissociação com o acúmulo miocárdico de 99mTc-pirofosfato
Introdução e/ou Fundamento
A cintilografia cardíaca com 99mTc-Pirofosfato positiva (Cint-Piro) pode diagnosticar de forma não invasiva a amiloidose cardíaca por transtirretina (AC -ATTR), desde que seja descartada a presença de cadeias leves monoclonais no sangue e na urina. No entanto, seu papel no monitoramento da evolução da AC-ATTR ainda resta por ser definido, podendo haver falhas na detecção da progressão da doença miocárdica. Relatamos um caso de ATTR hereditária com desenvolvimento de cardiomiopatia durante o seguimento de longo prazo, exibindo redução progressiva da captação de 99mTc-Pirofosfato.
Descrição do Caso
Homem, 74 anos, branco, com hipertensão arterial e artrite psoriásica, iniciou há 3 anos, queimação na planta dos pés progressiva, sem disautonomia. História familiar positiva para neuropatia. Ao exame, detectou-se polineuropatia sensitivo-motora axonal e Síndrome do Túnel do Carpo bilateral. Genética com variante patogênica p.Val50Met no gene TTR. Iniciado tratamento específico com Tafamidis 20mg/dia. Assintomático do ponto de vista cardiovascular, em CF I, exibindo hipotensão postural. ECG: sinusal, bloqueio atrioventricular de primeiro grau. Ecocardiograma (ECO): septo interventricular (SIV): 12 mm e FEVE:59%. Cint-Piro mostrou captação cardíaca positiva grau 3 de Perugini, relação Coração/ contralateral (C/CL): 2,11. Após 4 anos, iniciou com insuficiência cardíaca: dispneia e fadiga aos esforços CF III NYHA, ortopneia e edema em pés, sendo tratado com diurético de alça com melhora. Houve elevação de biomarcadores: com NT-ProBNP = 593 pg/ml, Troponina 79,31 ng/ml. No ECO, espessamento de paredes com SIV: 13 mm, FE: 51%, com piora diastólica, strain global longitudinal reduzido (SGL): -13,6%. Nova Cint-Piro com redução da captação miocárdica, com Perugini grau 2, e C/CL: 1,5. Após 1 ano, novamente CF NYHA III, com episódios de síncope, bradicardia e ritmo regular, FC = 35 bpm, com episódios de BAV avançado. Realizado implante de marcapasso definitivo, com resolução das síncopes, e aumento da dose de diurético. No ECO, progressão da AC-ATTR: SIV = 18 mm, SGL= -11% e FEVE: 41%, com aumento de NT-ProBNP = 1824 pg/ml. Contudo, Nova Cint-Piro com redução da captação miocárdica de 99mTc-Pirofosfato, Perugini grau 1 e C/CL de 1,4.
Discussão e/ou Conclusão
Esse caso ilustra que a Cint-Piro pode mostrar-se precocemente positiva, indicando a presença de AC-ATTR mesmo antes das alterações estruturais e morfológicas pelo ECO. No entanto, no seguimento após início do tratamento específico, a redução sequencial da captação miocárdica de 99mTc-Pirofosfato pode mostrar dissociação com a progressão clínica e laboratorial que indicam piora da cardiomiopatia. Esse relato salienta a necessidade de melhor investigação sobre os mecanismos de captação miocárdica e do seu papel na monitoração da evolução da doença.
Área
Relatos de Casos
Autores
Fernando Saraiva Coneglian, Flávio Henrique Valicelli, Denise Mayumi Tanaka, Bianca Fadul de Oliveira Peixoto, Carolina Lavigne Moreira, Pedro Manoel Marques Garibaldi, Alexandre Todorovic Fabro, Alexandre Baldini de Figueiredo, Wilson Marques-Júnior, Marcus Vinicius Simões