Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Custos diretos de saúde em pacientes com insuficiência cardíaca avançada no Brasil: análise de microcusteio.

Introdução e/ou Fundamento

O custo em saúde de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) avançada que não têm acesso a terapias como transplante cardíaco ou dispositivos de assistência ventricular (DAV) de longa duração não é conhecido na América Latina.

Objetivo

Estimar o custo de pacientes com IC avançada elegíveis para implante de DAV de longa duração e que não tiveram acesso à terapia, no contexto de um hospital universitário terciário do Sistema Único de Saúde.

Materiais e Métodos

Coorte retrospectiva de pacientes com IC avançada candidatos a implante de DAV da longa duração, não-elegíveis para transplante cardíaco, no período de 2015-2023. A coleta de dados iniciou na data de indicação do dispositivo e se estendeu até o óbito ou a censura (30/6/2023). Foram aferidos os custos diretos relacionados a cuidados de saúde (internações, medicamentos, exames, consultas médicas e multidisciplinares, procedimentos) por metodologia de microcusteio, seguindo o método time-driven activity-based costing. Os custos estão expressos em unidade de dólar internacional (Int$).

Resultados

Foram incluídos 20 pacientes (90% masculinos, idade média 50 + 15 anos, 65% etiologia isquêmica) seguidos por 15 (7.7 - 21.7) meses, com sobrevida de 40% no período. O custo médio por paciente foi Int​​$ 120.457 + 78.029, e os principais componentes dos custos estão demonstrados na Figura 1. As hospitalizações foram o principal determinante do custo (72% do custo total), e pacientes mais graves (INTERMACS ≤ 3) custaram cerca de 70% mais que os pacientes em INTERMACS > 3 no momento da indicação do dispositivo.

Conclusões

Pacientes com IC avançada candidatos a DAV de longa duração, mas sem acesso à terapia, representam elevado custo para o sistema de saúde brasileiro, mesmo sendo considerando apenas custos diretos. Estes resultados podem subsidiar a análise de custo-efetividade da terapia com DAV de longa duração em pacientes selecionados com IC avançada.

Área

IC Avançada

Autores

Livia Adams Goldraich, Ana Paula Etges, LAURA CAROLINE TAVARES HASTENTEUFEL, Dayanna Lemos, Andreas Zuckermann, Mandeep Mehra, Carisi Anne Polanczyk, Nadine Clausell