Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Dados do Trabalho


Título

Panorama dos custos hospitalares de pacientes internados por IC em comparação com outras doenças cardiovasculares entre 2021 e 2023 no estado de Pernambuco.

Introdução e/ou Fundamento

     A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa que resulta na incapacidade estrutural e funcional do enchimento ou ejeção ventricular do sangue.      As doenças cardiovasculares são as principais causas de morbimortalidade no Brasil, com um impacto significativo no orçamento do Ministério da Saúde, especialmente na atenção de alta complexidade. Essa situação resulta em custos econômicos elevados, incluindo custos hospitalares, acompanhamento da doença e perda de produtividade no mercado de trabalho, sendo mais acentuada em indivíduos com situação econômica desfavorável.  

Objetivo

    O objetivo é a análise dos custos hospitalares de pacientes com insuficiência cardíaca em comparação com outras doenças cardiovasculares em Pernambuco de 2021 a 2023. Destaca gastos médios, variações temporais e razões por trás, para orientar políticas de saúde e alocação de recursos.  

Materiais e Métodos

     Este estudo possui perfil epidemiológico, ecológico, descritivo e de caráter quantitativo. Os dados são referentes aos óbitos por insuficiência cardíaca ocorridos no estado de Pernambuco, no período de janeiro de 2020 a maio de 2023. A coleta deu-se através do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, e disponibilizados eletronicamente pela secretaria de vigilância em saúde do ministério da saúde, no portal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A busca se deu por meio da Classificação Internacional de Doenças, com o código I50. Dentre as variáveis utilizadas, estão: doença cardiovascular, caráter de atendimento, município, ano e valores dos serviços hospitalares. A tabulação foi feita pelo TABNET e a análise dos dados com auxílio do Microsoft Office Excel.

Resultados

    Entre 2021 e 2023, os custos hospitalares relacionados à IC em Pernambuco variaram de forma crescente, em 2021, os custos da IC representaram 30% dos custos cardiovasculares, aumentando para 37% em 2022 e mantendo-se em 33% em 2023. Os custos hospitalares para IC aumentaram significativamente de 2021 para 2023, com um incremento de aproximadamente 32,4% entre 2021 e 2022, seguido por um aumento adicional de cerca de 14,4% entre 2022 e 2023. Durante o mesmo período, os custos hospitalares totais relacionados à IC aumentaram aproximadamente 51,5%, enquanto os custos hospitalares totais relacionados ao conjunto de doenças cardiovasculares aumentaram somente 38%.

Conclusões

   O levantamento de dados revelou a significativa influência dos pacientes internados por insuficiência cardíaca nos custos hospitalares. Comparativamente a outras complicações cardiovasculares, os gastos com IC são substanciais, destacando a importância de uma alocação eficaz de recursos.   

Área

Pesquisa Básica

Autores

Ricardo Santana do Nascimento, Wellington Freitas de Menezes, Jefferson Freitas de Azevedo, Ismael Cefas Albuquerque da Silva, Victória Madalena Silva Honório Queiroga