41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

TROMBO EM ÁTRIO DIREITO ASSOCIADO A TROMBOEMBOLISMO PULMONAR RECORRENTE: RELATO DE CASO

Introdução e/ou Fundamento

Trombo intracavitário no átrio direito (AD) é um fenômeno raro, associado à elevada mortalidade, com diagnóstico e tratamento desafiadores. Apresentamos o caso de uma paciente jovem com trombo em AD e tromboembolismo pulmonar (TEP).

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Mulher, 28 anos, previamente hígida, com história familiar positiva para trombose venosa profunda (TVP). Evoluiu no pós-operatório (PO) tardio de discectomia (L4-L5) com TVP bilateral em membros inferiores, TEP, visto na angiotomografia (AngioTC) pulmonar e massa móvel de aspecto pedunculado (23 × 12 mm) parcialmente aderida à parede do AD flagrada no ecocardiograma transtorácico (ETT). Seguiu anticoagulada com heparina de baixo peso molecular (HBPM) e foi iniciada antibioticoterapia, tendo em vista um possível quadro de endocardite. Após 4 semanas, o ETT revelou aumento da massa no AD (38 x 34 mm). A HBPM foi substituída por heparina não fracionada e foi estendido o espectro antimicrobiano. Realizada abordagem cirúrgica via toracotomia lateral direita com ressecção da massa intracavitária no AD (30 mm). O anatomopatológico era compatível com trombo e as culturas do material foram negativas. O ETT após 24h não mostrou alterações relevantes. No terceiro dia de PO, a AngioTC confirmou novo TEP, o ETT seguinte mostrava sobrecarga e disfunção do ventrículo direito (VD) com PSAP estimada em 72 mmHg. Foi submetida à trombectomia percutânea e implante de filtro de veia cava inferior. O ETT de seguimento mostrou função sistólica do VD preservada com PSAP estimada em 46 mmHg. Os principais marcadores de trombofilia foram negativos, a paciente foi anticoagulada com varfarina (INR alvo: 3,0 - 3,5) e não apresentou novos eventos tromboembólicos até o momento da alta hospitalar.

Discussão

A literatura atual carece de evidências para orientar a melhor estratégia terapêutica em casos de trombo em AD no contexto de TEP. Cabe destacar, que houve aumento do trombo na vigência de anticoagulação com HBPM. No caso apresentado, a abordagem multidisciplinar, diagnóstico e intervenção precoces determinaram o desfecho favorável.

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

Mina M. Benjamin , Aasim Afzal , Themistokles Chamogeorgakis & Georges A. Feghali (2017) Right Atrial Thrombus and Its Causes, Complications, and Therapy, Baylor University Medical Center Proceedings, 30:1, 54-56, DOI: 10.1080/08998280.2017.11929526

Palavras Chave

Tromboembolismo pulmonar recorrente; trombo em átrio direito; trombose venosa profunda

Área

Outros

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Hospital Quinta D’or - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rafael Freitas Moraes, André Luiz Dias Lima Bonfim, Bianca Ferreira Brito, Paolo Blanco Villela, André Casarsa Marques