41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Cardiopatia chagásica crônica está associada a níveis reduzidos de atividade física: uma análise transversal

Introdução e/ou Fundamento

Estudos que avaliam os níveis de atividade física (AF) em indivíduos com doença de Chagas (DC) ainda são escassos.

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis de AF em indivíduos com DC e examinar sua associação com a Cardiopatia chagásica crônica (CCC).

Materiais e Métodos

Foram incluídos pacientes com DC acompanhados regularmente em um centro de referência para tratamento de doenças infecciosas. Os níveis de AF foram avaliados usando a versão curta do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). A CCC foi determinada de acordo com o Consenso Brasileiro sobre a Doença de Chagas. A associação entre CCC e níveis de AF (total, caminhada, moderada e vigorosa) como variável contínua foi ajustada usando modelos lineares generalizados. Modelos de regressão logística foram ajustados para avaliar a associação entre CCC e o cumprimento das recomendações de AF da OMS.

Resultados

Dos 361 participantes incluídos na análise (60,7±10,7 anos; 56,2% mulheres), 58,1% (n=210) cumpriram as recomendações de AF da OMS. Após ajustes para potenciais fatores de confusão, análises de regressão revelaram que a CCC sem insuficiência cardíaca estava significativamente associada a uma redução na AF vigorosa (Exp β 0,32 IC 95% 0,10 a 0,98). A CCC com insuficiência cardíaca teve níveis significativamente mais baixos de AF total (Exp β 0,61 IC 95% 0,44 a 0,84) e AF moderada (Exp β 0,59 IC 95% 0,39 a 0,89). A CCC com insuficiência cardíaca teve uma menor probabilidade de cumprir a recomendação de AF em comparação com aqueles sem envolvimento cardíaco (OR 0,48 IC 95% 0,24 a 0,97).

Conclusões

Encontramos baixos níveis de AF entre indivíduos com DC. A presença de CCC (principalmente com IC) foi associada a níveis diminuídos de AF.

Palavras Chave

atividade física; cardiopatia chagásica crônica; doença cardíaca

Área

Educação Física

Instituições

INI - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Leonardo Gonçalves Ribeiro, Tatiana Rehder Gonçalves, Vitor Barreto Paravidino, Flavia Mazzoli-Rocha, Fernanda Souza Nogueira Sardinha Mendes, Roberto Magalhães Saraiva, Alejandro Marcel Hasslocher-Moreno, Mauro Felippe Felix Mediano