Dados do Trabalho
Título
Prevalência de Anormalidades Cardiovasculares em uma População de sobreviventes de COVID-19 atendidos em um Hospital Universitário.
Introdução e/ou Fundamento
: A COVID-19 é elemento estressor para a saúde global. Associação doença cardiovascular pode ampliar riscos. A infecção pelo SARS-CoV-2 causa complicações cardiovasculares. Marcadores clínicos podem ser identificados na Rede Básica e orientam políticas no Sistema Único de Saúde.
Objetivo
Avaliar a prevalência de queixas cardiovasculares em uma população de sobreviventes de COVID-19 atendidos em um Hospital Universitário.
Materiais e Métodos
144 indivíduos adultos consecutivos (39 homens), com exame de PCR positivo para COVID-19 no período de abril/2020 à abril/2022. Foram analisados quanto às frequências de suas características clínicas pré e pós infecção, através de questionário específico. Realizados o eletrocardiograma, exames laboratoriais e de imagem. Este estudo faz parte de um projeto de coorte prospectiva para avaliação e integração de esforços multidisciplinares para compreensão de enfrentamento da síndrome pós-COVID-19.
Resultados
: A média de idade dos pacientes foi de 55 ± 16 anos. A distribuição dos fatores de risco foi em ordem decrescente: 26% diabéticos, 29% hipertensos, 33% com dislipidemia; 47% obesos e nenhum tabagista . As queixas cardiovasculares após o episódio de COVID-19 foram identificadas em 53% pacientes sendo: 23% com palpitações; 13% dispneia de esforço, 8% angina pectoris, 7% Taxa em relação a população total (144 indivíduos) Queixas Cardiovasculares Pós-Covid N (144) (%) Alguma queixa 76 53% Palpitações 33 23% Dispneia de esforço 19 13% Angina de Peito 12 8% Claudicação Intermitente 10 07% Síncope 02 01% claudicação intermitente e1% síncope
Conclusões
Este estudo nos mostra que o a prevalência de sintomas cardiovasculares em sobreviventes da COVID-19 é frequente. As estratégias preventivas, acompanhamento e tratamento das complicações cardiovasculares são fundamentais para minimizar um potencial sobrecarga do Sistema de Saúde e reduzir as sequelas em longo prazo.
Palavras Chave
Prevalência; Anormalidades Cardiovasculares; Covid-19.
Área
Epidemiologia
Categoria
Pesquisador
Instituições
Universidade Feseral Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Marcio Roberto Moraes de Carvalho, Rachel Vianna O’Neill de Souza, Márcio Rogério Figueiredo Figueiras Filho, Guilherme Schittine Bezerra Lomba, Jocemir Ronaldo Lugon, Cláudio Tinoco Mesquita