Dados do Trabalho
Título
Múltiplas vias acessórias em criança com apresentação grave de Wolff-Parkinson-White
Introdução e/ou Fundamento
O Wolff-Parkinson-White é uma síndrome congênita associada à presença de pré-excitação ventricular que pode resultar arritmias cardíacas. O ECG de repouso ajuda a identificar a localização da via acessória, mas é importante considerarmos a presença de múltiplas vias, principalmente em paciente jovens com manifestações graves.
Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)
Apresentamos o caso de um paciente de 5 anos, masculino, portador de transtorno do espectro autista em investigação para possível síndrome genética, internado com história de taquicardia de QRS largo atendida em outro hospital. Na ocasião foi suspeito o diagnóstico de TRAV antidrômica, sendo administrada adenosina, sem sucesso na reversão da arritmia. Optado por administração de amiodarona endovenosa, após a qual a paciente evolui com PCR rapidamente revertida com manobras de reanimação, sendo solicitada transferência para centro especializado. Admitido na unidade de terapia intensiva infantil de nosso instituto estável hemodinamicamente, em uso de amiodarona, suspensa na admissão. Eletrocardiograma de 12 derivações apresentava ritmo sinusal com pré-excitação sugestiva de via acessória em região mediosseptal. Realizado ecocardiograma transtorácico que não evidenciou alterações estruturais. Diante da evidência de pré-excitação e relato de taquicardia antidrômica com parada cardiorrespiratória, optado por estudo eletrofisiológico e ablação da via acessória. Ao início do estudo o paciente se apresentava em ritmo sinusal com mesmo padrão de pré-escitação observado na internação. TRAV ortodrômica era facilmente induzida com manipulação do cateter. Foi mapeado o anel tricúspide com identificação de boa precocidade e fusão de potenciais em região lateral direita. Aplicada RF com observação de mudança do padrão de pré-excitação, agora sugestivo de via lateral esquerda. Optado por abordagem retroaórtica, com identificação de via póstero lateral esquerda. Após aplicação, houve nova mudança do padrão de pré-excitação, identificando-se potenciais de interesse em região lateral e anterolateral esquerda. Após a última aplicação, observado término de pré-excitação e não era mais possível indução de arritmias.
Discussão
A presença de múltilplas vias acessórias em crianças com WPW sem cardiopatia estrutural não é tão incomum, podendo chegar a cerca de 10% em algumas séries. Em relação a vias única, está mais associada a taquicardias antidrômicas e apresentações graves, sendo uma causa potencialmente curável de morte súbita através de ablação por cateter.
Palavras Chave
Wolff-Parkinson-White; eletrofisiologia
Área
Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia
Categoria
Pesquisador
Instituições
Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Pedro Cunha Tzirulnik, Iara Atie, William Souza, Marina Martins, Javier Pinto