41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Padrão De Winter: uma manifestação eletrocardiográfica rara de oclusão de artéria descendente anterior e correlação com cineangiocoronariografia

Introdução e/ou Fundamento

Padrão “De Winter” é a denominação de uma rara manifestação eletrocardiográfica associado à oclusão da artéria descendente anterior em seu terço proximal. Este trabalho apresenta o relato de um paciente com dor torácica que apresentou à eletrocardiografia o padrão “De Winter”, com resultado confirmado pela angiografia coronária.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente do sexo masculino, 60 anos, hipertenso, tabagista procura atendimento com queixa de dor torácica tipicamente anginosa, com evolução de 3 horas. O eletrocardiograma (ECG) evidenciou ondas T hiperagudas associadas a infradesnivelamento do segmento ST em derivações precordiais e inferiores, além de supradesnivelamento de segmento ST de aVR. Recebeu terapêutica para síndrome coronariana aguda (SCA), com dupla antiagregação plaquetária, anticoagulação e antianginoso, com melhora parcial. Foi admitido no hospital de referência e o ECG com 5 horas de evolução evidenciou supradesnivelamento do segmento ST nas derivações precordiais, além de infradesnivelamento de segmento ST nas derivações inferiores. Foi submetido à cinecoronariografia que revelou oclusão da artéria descendente anterior (ADA), em sua porção proximal, além de obstrução de 80% da artéria coronária direita (ACD). Realizado angioplastia coronária transluminal percutânea (ACTP) com implante de um stent farmacológico. Durante o procedimento apresentou episódio de fibrilação ventricular com retorno à circulação espontânea após desfibrilação. Programada ACTP de ACD na mesma internação. Após cuidados em UTI, o paciente estável hemodinamicamente e assintomático aguardava prosseguir com investigação complementar, incluindo realização de ecocardiograma e ACTP de CD, entretanto evadiu da instituição após 4 dias de internação.  

Discussão

O padrão eletrocardiográfico descrito por De Winter et al. (2008) é encontrado em aproximadamente 2% dos casos de oclusão aguda da ADA. O traçado inclui infradesnivelamento do segmento ST de 1 a 3 mm no ponto J, seguido de onda T caracteristicamente ascendente rápida e simétrica nas derivações precordiais. Pode ou não apresentar progressão de onda R e o QRS é frequentemente estreito. Outra característica comum é o supradesnivelamento de ST de 1 a 2 mm na derivação aVR. Embora raro, o padrão “De Winter” suscita reperfusão imediata e seu reconhecimento é essencial no manejo terapêutico do infarto miocárdico anterior.  

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

DE WINTER, R. J et al. A new ECG sign of proximal LAD occlusion. The New England Journal of Medicine, n.359, v.19, p.2071–2073, 2008.

Palavras Chave

Isquemia Miocárdica; Angioplastia coronária transluminal percutânea; Padrão De Winter; síndrome coronariana

Área

Doença Coronária

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

PRONTOCOR - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUÍVIA OLIVEIRA SILVA, JÉSSICA GOMES MUNIZ, LARISSA CHRISTINE OLIVEIRA, JOÃO ROMÁRIO GOMES SILVA