41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DAS VARIANTES GENÉTICAS ADIPOQ-rs182052 e FTO-rs9939609 COM CONSUMO ALIMENTAR, GLICEMIA E LIPEMIA EM MULHERES BRASILEIRAS COM OBESIDADE

Introdução e/ou Fundamento

A obesidade é uma uma doença crônica não transmissível que está relacionada à diversas comorbidades, dentre elas o diabetes mellitus tipo 2 e a dislipidemia. Os polimorfismos ADIPOQ (Adiponectin Gene) e FTO (Fat Mass and Obesity Associated) têm sido relacionados com fenótipos de obesidade e controle glicêmico em adultos. Além disso, poucos estudos investigaram o efeito combinado desses dois polimorfismos, incluindo ingestão alimentar e risco cardiovascular na obesidade.

Objetivo

Avaliar a influência dos polimorfismos nas suas formas isoladas e combinadas dos genes ADIPOQ rs182052 (G>A) e FTO rs9939609 (A>T) no consumo alimentar, glicemia e lipemia em mulheres brasileiras com obesidade.

Materiais e Métodos

Estudo transversal incluindo mulheres brasileiras com obesidade graus 1 e 2. Após jejum de 12 horas, foi coletada amostra de sangue para a dosagem plasmática de colesterol total, triglicerídeo, LDL-c e glicemia de jejum. A genotipagem foi realizada através de amostra de sangue por PCR em tempo real. Em relação à análise antropométrica, foram verificados o peso, altura e calculado o índice de massa corporal (IMC). O consumo alimentar foi avaliado por meio de registros alimentares de três dias em dias não consecutivos (um dia atípico e dois típicos) analisados por meio do DietProClínico® 6.1. As análises estatísticas foram realizadas no programa SPSS, versão 22.0, considerando p-valor significativo < 0,05.

Resultados

Foram 45 participantes analisadas, das quais vinte e uma eram portadoras dos dois polimorfismos estudados, dezessete somente no gene FTO, três somente no ADIPOQ e quatro sem nenhum alelo de risco para estas variantes. As portadoras do polimorfismo no ADIPOQ tiveram menores valores de IMC quando comparadas com as sem os dois polimorfismos (p:0,040). Para os demais indicadores analisados não foi encontrada diferença significativa entre os genótipos.

Conclusões

O estudo aponta que as portadoras ou não dos polimorfismos rs182052 e rs9939609, nas suas formas isoladas e combinadas, não tiveram diferenças no consumo de calorias totais e macronutrientes, na glicemia e lipemia. Entretanto, ressaltamos que mais estudos são necessários.

Palavras Chave

polimorfismo; FTO; ADIPOQ

Área

Nutrição

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Anna Karolina Da Silva de Andrade Riberio, Joana Hartmann Guimarães, Thais Da Silva lima, Gabriella De Medeiros Abreu, Leysimar De Oliveira Sias, Lorena Dos Santos de Oliveira Camara, Érika Duarte Grangeiro, Eliane Lopes Rosado