41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

EFEITO COMBINADO E ISOLADO DOS POLIMORFISMOS CLOCK-rs1801260 E ADIPOQ-rs182052 NA LIPEMIA, RESISTÊNCIA À INSULINA E ADIPOSIDADE CENTRAL NA OBESIDADE

Introdução e/ou Fundamento

Os polimorfismos nos genes CLOCK (Circadian Locomotor Output Cycles Kaput) e ADIPOQ (adiponectin gene) têm sido relacionados ao fenótipo de obesidade, assim como em outros fatores que elevam o risco cardiovascular como a resistência à insulina (RI), adiposidade central e a dislipidemia. Entretanto, não há menção da análise combinada destes polimorfismos nestes indicadores em mulheres brasileiras com obesidade.

Objetivo

Observar a influência dos polimorfismos nas suas formas isoladas e combinadas dos genes ADIPOQ rs182052 (G>A) e CLOCK rs1801260 (A>G) na RI, lipemia, no perímetro da cintura (PC) e na massa gorda corporal (MGC) em brasileiras com obesidade.

Materiais e Métodos

Após jejum de 12 horas, foi coletada amostra de sangue para dosagem plasmática de triglicerídeos, colesterol total, LDL-c e glicemia. O HOMA-IR foi calculado. A genotipagem também foi feita mediante amostra de sangue por PCR em tempo real. Foram verificados o peso e a altura para estimativa do índice de massa corporal (IMC), além do PC (ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca). A MGC(%) foi verificada pela bioimpedância elétrica. As análises estatísticas foram conduzidas no SPSS versão 22.0, considerando p-valor < 0,05.

Resultados

Foram incluídas 45 mulheres com obesidade (Graus 1 e 2), das quais doze não apresentavam os alelos de risco para os dois polimorfismos (G1), nove portadoras da variante CLOCK (AG+GG) (G2), 18 ADIPOQ (GA+AA) (G3) e seis em ambos (G4). As participantes de G1, G2 e G3 apresentaram RI (HOMA-IR >4,65), e todos os grupos elevados valores de LDL-c (>100 mg/dL). G1 apresentou maior MGC(%), quando comparadas com G4 (p=0,015). Da mesma forma, o maior de peso corporal foi encontrado em G1, quando comparadas com G2 (p:0,037), G3 (p:0,035) e G4 (p:0,089). Não houve diferença significativa dos demais indicadores analisados entre genótipos.

Conclusões

O estudo mostra que mullheres brasileiras com obesidade sem os polimorfismos rs182052 e rs1801260 apresentaram maior peso corporal e MGC, quando comparadas com as portadoras destes polimorfismos na forma isolada ou combinada. Também as mulheres sem o polimorfismo e aquelas com polimorfismo no gene CLOCK e ADIPOQ mostraram RI. Os genótipos não mostraram influência na na lipemia e na adiposidade central. No entanto, ressaltamos que mais estudos são necessários nesta temática.

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

The World Bank Group, 2019. Obesity: Health and Economic Consequences of an Impending Global Challenge.

Palavras Chave

polimorfismo; CLOCK; ADIPOQ; insulina

Área

Nutrição

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Joana Hartmann Guimarães, Lorena dos Santos de Oliveira Camara, Anna Karolina da Silva de Andrade Ribeiro, Thais da Silva Lima, Gabriella de Medeiros Abreu, Vivian Coimbra, Érika Duarte Grangeiro, Eliane Lopes Rosado