Dados do Trabalho
Título
PERFIL CLÍNICO E PRINCIPAIS DESFECHOS DOS PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO
Introdução e/ou Fundamento
As doenças cardiovasculares , são uma das principais causas de mortalidade e internação hospitalar. Fatores de risco cardiometabólicos, comportamentais, ambientais e sociais são os principais causadores dessas doenças e o tratamento em forma de cirurgia surge quando os recursos farmacológicos não são mais um recurso viável. Os pacientes que são submetidos a cirurgia cardíaca são sobretudo mais vulneráveis ao desenvolvimento de complicações pulmonares pós-operatórias. Isso está relacionado principalmente à redução da atividade física intra-hospitalar, à incisão da esternotomia, à circulação extracorpórea e à ventilação mecânica invasiva.
Objetivo
Identificar os desfechos clínicos dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca que foram realizadas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e os aspectos a essas associadas.
Materiais e Métodos
A pesquisa foi realizada por estudo retrospectivo, observacional e transversal, realizado por meio de análise de prontuários dos pacientes adultos submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, do período de primeiro de janeiro de 2022 a trinta e um de março de 2023, e encaminhados para a Unidade Cárdio Intensiva após o procedimento.Foram coletados e analisados os dados pré e pós-operatório.
Resultados
Foram localizados 70 registros, dos quais 6 foram excluídos devido à realização de outros procedimentos. Isso resultou em uma amostra final de 62 prontuários que foram analisados.Foram encontrados 8 diferentes tipos de cirurgias, os quais foram agrupados com base em semelhanças para facilitar a análise. Foi comparado os dados dos pacientes que receberam alta hospitalar e o que foram a óbito, foram encontrado os dados relevantes : tempo de CEC, CLAMP, tempo de extubação desde a chegada ao CTI, comparativo do nível de mobilidades, prevalência de intercorrências peri e pós-operatoria, tempo total de internação, tempo aguardando o procedimento cirurgico e o tempo entre a cirurgia e o óbito.
Conclusões
Os achados deste estudo indicaram uma prevalência significativa de complicações de cirurgias cardíacas, em alguns casos associadas a aspectos mais graves, como a necessidade de reintervenção operatória. As categorias de complicações mais frequentes incluíram aquelas relacionadas ao sistema cardíaco, com ênfase em arritmias, necessidade de balão intra-aórtico e hipotensão arterial. Além disso, complicações pulmonares, hematológicas e neurológicas também foram observadas com destaque.
Palavras Chave
Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares; Circulação extracorpórea; Revascularização Miocárdica.
Área
Fisioterapia
Instituições
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Gabrielle Rodrigues Garcia, Victor Regufe Coelho da Silva