41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Utilização Do InterTak Escore Para Avaliação Diagnóstica De Cardiomiopatia Catecolaminérgica. Relato De Dois Casos.

Introdução e/ou Fundamento

A síndrome de Takotsubo, também denominada de síndrome do coração partido, cardiomiopatia do estresse, cardiomiopatia adrenérgica e síndrome do balonamento apical predomina no sexo feminino (80% dos casos), podendo manifestar-se clinicamente com dor torácica, dispneia, congestão pulmonar, síncope e insuficiência ventricular esquerda, havendo resolução do quadro entre 2 a 4 semanas. Apresenta padrão ecocardiográfico de disfunção sistólica apical (balonamento) e hipercontratilidade de segmentos basais decorrentes de excessiva descarga de catecolaminas por estresse físico e emocional. A Sociedade Européia de Cardiologia preconiza a utilização do escore InterTAK como instrumento auxiliar para o diagnóstico diferencial entre as síndromes de Takotsubo e coronariana aguda com alta sensibilidade e especificidade, recomendando a realização de cineangiocoronariografia para os pacientes com baixa probabilidade no escore InterTAK.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Relato do primeiro caso: Paciente de 94 anos, sem comorbidades, admitida por fratura de fêmur direito, apresentando intensa angústia e labilidade emocional. Eletrocardiograma (ECG) apresentando pequena corrente de lesão subepicárdica em paredes inferior e ântero-septal. Ao exame clínico: ausência de sintomas cardiovasculares: dor torácica, dispneia e ortopneia. Ecocardiograma transtorácico (ECOTT) com disfunção sistólica global moderada do VE, acinesia de segmentos apicais e hipercontratilidade dos segmentos basais, troponina 151 ng/L(normal < 19 ng/L). Alta probabilidade para Takotsubo (92,9%) pelo InterTak escore. Optou-se pelo tratamento clínico, havendo resolução completa do quadro em 3 semanas e posterior tratamento cirúrgico ortopédico.   Relato do segundo caso: Paciente de 58 anos, portadora de HAS e tabagista, admitida em pré-operatório de câncer gástrico. Cursou com edema agudo de pulmão no pré-operatório. ECOTT demonstrou disfunção sistólica global moderada do ventrículo esquerdo, acinesia de ápex, segmentos apicais e médios, havendo hipercontratilidade em segmentos basais. Troponina 124 ng/L (normal < 19 ng/L) com alta probabilidade para Takotsubo (92,9%) pelo InterTak escore. Evoluiu com boa resposta ao tratamento clínico havendo completa recuperação após 4 semanas, sendo submetida posteriormente a gastrojejunostomia.

Discussão

A relevância destes casos fundamenta-se na exemplificação e praticidade da utilização do InterTak escore como ferramenta auxiliar para o diagnóstico de cardiomiopatia catecolaminérgica.

Palavras Chave

InterTak Escore; Síndrome de Takotsubo; Cardiomiopatia Catecolaminérgica

Área

Cardiologia Clínica

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Fundação Técnico Educacional Souza Marques - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Maria Paula Miceli Porthun, Anna Carolina Amorim Corrêa Lima Maron, Daniel Alves Nunes de Pinho Freitas, Letícia Riccio Cavalcanti de Albuquerque Walsh Brando, Milena Oliveira Costa Pereira, Carolina Fleck dos Reis Lara, Maria Eduarda Koeler Garcia, Jeferson Freixo Guedes