41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E FUNÇÃO CARDIOVASCULAR DE PNEUMOPATAS CRÔNICOS SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR

Introdução e/ou Fundamento

A Reabilitação Pulmonar (RP) é uma intervenção multidisciplinar e não farmacológica, utilizada no tratamento de patologias que acometem, principalmente, o sistema respiratório, além dos sistemas cardiovascular e musculoesquelético. Pacientes que são submetidos a essa intervenção apresentam dispneia e relatam limitações às atividades de vida diária e ao exercício como características mais frequentes. Tais sintomas tornam essa população mais suscetível a apresentar um maior risco de doenças cardiovasculares, justificando a necessidade de um tratamento posterior.

Objetivo

Avaliar a capacidade funcional e função cardiovascular de pneumopatas crônicos submetidos a um programa de RP.

Materiais e Métodos

Estudo transversal, realizado no serviço de RP da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no período de agosto a dezembro de 2023 em Fortaleza, Ceará. A coleta de dados foi realizada através de consulta aos prontuários dos dados sociodemográficos, considerando idade e sexo e clínicos, considerando diagnóstico, distância percorrida no Teste da Caminhada dos 6 minutos (TC6’) pré e pós RP, Frequência Cardíaca (FC) pré e pós RP, Pressão Arterial (PA) pré e pós RP, Escala de Borg pré e pós RP e Saturação Periféria de Oxigênio (SpO2) pré e pós RP. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa em seres humanos da UNIFOR com parecer nº 5.100.764.

Resultados

Participaram do estudo 11 indivíduos, idade média de 58,3 ± 17 anos e predominância para o sexo feminino (n=6; 54,5%). A enfermidade mais prevalente foi a covid longa (n=7; 63,6%). Após a RP, verificou-se melhora da capacidade funcional por meio do aumento da distância percorrida no TC6' (261,5 ± 106,5 para 359,8 ± 117,6; p< 0,003). Não houve diferença significativa nos parâmetros hemodinâmicos estudados.

Conclusões

A RP proporcionou melhora na capacidade funcional dos pacientes, não havendo diferença significativa nos parâmetros hemodinâmicos estudados. Ademais, observa-se que os resultados indicam a melhora indireta da função cardiovascular, pois a mesma se apresenta proporcional à capacidade funcional do indivíduo.

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

Schneeberger, T.; Abdullayev, G.; Koczulla, A. R. [Pulmonary Rehabilitation]. Die Rehabilitation, v. 62, n. 4, p. 232–247, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37579755/. Acesso em: 22 jan. 2024.

 

Palavras Chave

FISIOTERAPIA; Funcionalidade; Fatores de Risco de Doenças Cardíacas.

Área

Fisioterapia

Instituições

Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - Ceará - Brasil

Autores

Sarah Carneiro Portela, Taís Guimarães Marques Silva, Guilherme Pinheiro Ferreira Silva