Dados do Trabalho
Título
Calcificação de Anel Mitral – Desafios na abordagem da doença grave.
Introdução e/ou Fundamento
A calcificação do anel mitral (MAC) é uma condição degenerativa associada a idade avançada e é mais comum em mulheres. Sua prevalência varia de 5 a 42% dependendo do metodo de imagem, e pode estar associada a distúrbios de condução, endocardite e AVC. O tratamento cirúrgico deve ser considerado nos casos graves. Este trabalho apresenta a importância da avaliação pré-intervenção e os desafios a serem transpostos nos casos de MAC severa.
Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)
Mulher, 71 anos, hipertensa, doença renal crônica (DRC) dialítica e história de câncer de mama tratado com cirurgia e radioterapia em 2000. Foi internada em hospital particular do rio de janeiro com história de paresia e parestesia de membro inferior esquerdo, além de desvio da comissura labial com reversão espontanea. Ressonância de crânio demonstrou diversos focos isquêmicos compatíveis com infarto isquêmico recente de origem embólica central. Foi solicitado ecocardiograma (ECO) transesofágico para avaliação de fonte emboligênica. No entanto, o exame não foi realizado por PCR em AESP por cerca de 5 minutos. o ECO transtorácico demonstrou aumento biatrial (AE indexado 62 mL/m²), dimensões do VE normais com marcada hipertrofia concêntrica, MAC grau 3 (severa) com predomínio de estenose e importante calcificação envolvendo a circunferência do anel com progressão para os folhetos e na via de saida do VE. Gradiente transvalvar máximo de 13.6mmHg e médio de 6.7 mmHg. Apresentava dilatação e disfunção com do Ventrículo Direito com PSAP 79mmHg. . Prosseguiu-se com avaliação anatômica com Tomografia cardíaca para programação de Valve-in-MAC, evidenciando que a calcificação envolvia 240º da circunferência do anel e ângulo aortomitral de 123º . Considerando o implante de prótese balão-expansível com diâmetro final de 29mm, seria observado uma neo-via de saída do VE com área de 0,5 cm². Foi definido pelo tratamento clínico e anticoagulação com warfarina.
Discussão
Pacientes idosos, com DRC avançada e história de radioterapia são mais sucetíveis a MAC. A MAC é um preditor independente de risco de AVC, além de favorecer FA valvar. Considerando alto risco de mortalidade intra-operatória, se houver anatomia favorável, há benefício de abordagem transcateter da válvula mitral em relação ao tratamento clínico exclusivo, porém deve-se atentar a maior mortalidade em 30 dias quando comparada às outras intervenções cirúrgicas.
Palavras Chave
MAC; Estenose mitral; IC
Área
Valvopatias
Categoria
Médico Residente / Especializando
Instituições
IDOR - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ANDRE LUIZ DIAS LIMA BONFIM, BIANCA FERREIRA BRITO, ANA BEATRIZ MACHADO DE OLIVEIRA, LUCAS FELDMAN PAZ DE LIMA, ANDRE CASARSA MARQUES, MARIA DE FATIMA MARTINS GIL DIAS, RENATO KAUFMAN, MONICA LUIZA DE ALCATARA