Dados do Trabalho
Título
TINOCA X MINOCA: eis a questão!
Introdução e/ou Fundamento
Introdução A maior disponibilidade de ensaios de troponina ultrassensível (Tn US) associou-se ao número emergente de indivíduos com injúria miocárdica aguda e ausência de doença aterosclerótica coronariana (DAC) significativa. Nestes casos é imprescindível distinguir aqueles com substrato isquêmico (MINOCA) daqueles atribuídos a outras causas (TINOCA). Contudo, o emprego destes termos na prática clínica ainda gera confusão entre não especialistas e precisa ser melhor difundido.
Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)
Relato de caso Trata-se de paciente do sexo feminino com 60 anos, portadora de DAC não obstrutiva, com internação há 30 dias por taquicardiomiopatia catecolaminérgica, que interna por por dor torácica típica. Eletrocardiograma com alterações inespecíficas da repolarização ventricular. Curva de Tn US característica de infarto miocárdico; pico 1.242 ng/ml (V.R. < 20 ng/ml). Ecocardiografia com função preservada e sem alterações segmentares em repouso. Cinecoronariografia evidenciou apenas estenose aterosclerótica em óstio de primeiro ramo diagonal estimada em 40%. Ressonância cardíaca mostrava hipertrofia ventricular e ausência de realce tardio; afastando possível substrato isquêmico agudo. Paciente reclassificada como TINOCA. Recebe alta hospitalar apenas com tratamento clínico otimizado para DAC.
Discussão
Discussão Em pacientes com injúria miocárdica aguda e ausência de DAC significativa, distinguir aqueles com substrato isquêmico (MINOCA) daqueles não isquêmicos (TINOCA) é uma tarefa complexa e necessária. Posto que pacientes com MINOCA podem se beneficiar de tratamento específico a longo prazo. A ressonância cardíaca por meio da pesquisa por realce tardio pode auxiliar no diagnóstico diferencial de pacientes com injúria miocárdica. Neste relato, a paciente apresentava injúria miocárdica aguda e clínica sugestiva de infarto miocárdico; o que inicialmente levanta a possibilidade de MINOCA. Contudo, a ausência de realce cardíaco torna outros diagnósticos mais prováveis, como outras cardiomiopatias, caracterizando a TINOCA.
Palavras Chave
Minoca; Tinoca; Dor torácica; Precordialgia
Área
Cardiologia Clínica
Categoria
Médico Residente / Especializando
Instituições
Hospital Unimed Rio - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Camila Carmona Cardoso Facuri, Vinicius Henrique Silva, Jorge Henrique Paiter Nascimento, Pedro Pimenta de Mello Spineti, Marco Antonio de Mattos