41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

TAKOTSUBO PÓS-PARTO NO PÓS PARTO IMEDIATO

Introdução e/ou Fundamento

A Takotsubo (TkMT) caracteriza-se por disfunção sistólica aguda e transitória dos segmentos médio e/ou apical do ventrículo esquerdo (VE), usualmente desencadeada por estresse emocional ou físico e em mulheres pós menopausa. É incomum o relato de caso de Tk no pós parto imediato tendo que diferenciar da miocardiopatia periparto (CMPP).

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Mulher, 45 anos, G2P2A0, foi submetida ao parto cesáreo dia 25/05/23, em que o recém nascido no primeiro minuto precisou de suporte de oxigênio e foi retirado do colo da mãe gerando estresse no primeiro momento pós parto. A paciente evoluiu com edema agudo pulmonar e suporte ventilatório mecânico para estabilização. Ao ecocardiograma (ETT) hipocinesia difusa com grave disfunção biventricular e ao eletrocardiograma ritmo sinusal com extrassístoles atriais frequentes. Foi transferida para hospital geral quaternário, onde evoluiu com quadro de choque cardiogênico, flutter atrial e troponina elevada de 746 pg/ml. Foi inicialmente tratada com noradrenalina, dobutamina e vasopressina evoluindo com falência orgânica múltipla, sendo instalado ECMO VA periférico resultando na redução das doses de aminas vasoativas, início da diurese espontânea e retorno ao ritmo sinusal. No oitavo dia de ECMO evoluiu com melhora da função ventricular, sendo administrado levosimendana e balão intra aórtico para auxiliarem na retirada de ECMO. Teve alta da unidade de terapia intensiva após 21 dias da admissão e foi realizado ressonância magnética cardíaca (RMC) com 30 dias, função ventricular normal, sem sinais de edema ou realce tardio e FEVE de 57%. Alta hospitalar em 35 dias, com FEVE normal e medicamentos para insuficiência cardíaca. Após 40 dias do início do quadro, foi realizado cintilografia miocárdica com MIBG que demonstrou anormalidade na inervação adrenérgica cardíaca global e segmentar, nos segmentos apical, anterior (apical), septoapical e lateroapical. Compatível com Takotsubo.

Discussão

A Tk difere da CMPP por ter início súbito e evolução com rápida recuperação. A CMPP tem evolução progressiva com manutenção da disfunção ventricular. Neste caso tivemos além das características clínicas e funcionais da Tk e evolução da FEVE no ETT, a presença de gatilho emocional, e os achados da RMC e MIBG que confirmaram o diagnóstico. A importância deste caso não está só na apresentação incomum da Tk, como também no diagnóstico diferencial com CMPP em mulheres jovens que evoluem com disfunção ventricular no pós parto imediato.

Palavras Chave

Síndrome de Takotsubo; cardiomiopatia periparto; ECMO.

Área

Insuficiência Cardíaca / Cardiomiopatias

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Hospital Pró Cardíaco - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Alice Garcia Viega dos Santos, Marcelo Montera, Guilherme Levy