41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Pericardite Constritiva: desafios diagnósticos de uma antiga doença

Introdução e/ou Fundamento

A Pericardite Constritiva (PC) é caracterizada pelo surgimento de fibrose e calcificação do pericárdio, que pode adquirir maior espessura à custa de perda de complacência, causando limitação de enchimento diastólico e desbalanceamento do fluxo entre as câmaras cardíacas.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente masculino, 53 anos, internado no Hospital Universitário Antônio Pedro devido à plaquetopenia e queixa de dispneia leve aos esforços. Ao exame físico, hipocorado, com knock pericárdico, ictus propulsivo e amplo de 3 polpas digitais, turgência jugular a 90º bilateral, abdome globoso, hepatomegalia palpável com bordas livres e consistência amolecida e refluxo hepato-jugular em ortostase. Tomografia computadorizada (TC) de tórax mostra proeminência de ramos segmentares e subsegmentares das artérias pulmonares. Ecocardiograma transtorácico demonstra função diastólica de ventrículo esquerdo (VE) prejudicada, redução no deslizamento dos folhetos pericárdicos, espessamento pericárdico focal e presença de pontos refringentes, correspondentes às áreas de calcificação. Ressonância magnética (RM) de tórax evidencia alteração de natureza cística mediastinal - possível cisto pericárdico - e cardiomegalia. RM cardíaca demonstra importante derrame pericárdico com consequente compressão extrínseca nos segmentos basais do VE. Eletrocardiograma sem alterações. Fechado diagnóstico de PC, foi indicada e realizada pericardiectomia. A biópsia obteve resultado negativo com coloração Wade.

Discussão

A PC pode ocorrer a partir de qualquer processo patológico que afete o pericárdio. No Brasil, a principal causa é a tuberculose. Logo, embora o Wade tenha sido negativo, não é possível afastar o M. Tuberculosis (MTB) como agente etiológico devido à epidemiologia e ao fato de que granulomas e o MTB podem não mais ser vistos em lesões crônicas, restando apenas o processo de reparo que pode causar a PC. O diagnóstico é feito, principalmente, pela associação de um quadro clínico de insuficiência cardíaca e de imagens multimodais, como ecocardiograma, TC e RM. A pericardiectomia é a melhor conduta, associada a terapias farmacológicas para tratar causa infecciosa base, propiciar indução anti-inflamatória e controlar sintomas congestivos. Portanto, o conhecimento detalhado da história clínica somado a uma cuidadosa avaliação laboratorial e de imagens multimodais propicia adequada conduta médica adaptada às peculiaridades de cada paciente e excluindo diagnósticos diferenciais.

Palavras Chave

pericardite constrictiva; pericárdio; tuberculose

Área

Cardiologia Clínica

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Flavia Nunes Benicio de Souza, Carolina Lacerda Rodrigues, Caio Silva Lopes, Felipe Ramon Menezes da Silva, Julia Gomes Matta, Manuella Santos de Rezende, Johnatan Felipe Ferreira da Conceição, Danton Machado da Cunha