41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

EXPOSIÇÃO AO BISFENOL S NA MORFOLOGIA E METABOLISMO DO TECIDO ADIPOSO MARROM EM MODELO DE OBESIDADE

Introdução e/ou Fundamento

A obesidade é uma doença crônica multifatorial associada a diversas comorbidades, como síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. O Bisfenol S (BPS) é um desregulador endócrino de caráter obesogênico, presente no  meio ambiente, e amplamente utilizado como substituto do Bisfenol A (BPA) na produção industrial de policarbonatos e resinas. O tecido adiposo marrom (TAM) é o principal sítio de termogênese no organismo, regulando os níveis de gasto energético. Já é conhecido o impacto do BPA na saúde do organismo. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos do BPS, principalmente no TAM.

Objetivo

Investigar o impacto da exposição ao BPS sobre a morfologia e metabolismo do TAM em animais obesos.

Materiais e Métodos

Camundongos C57BL/6 machos adultos foram divididos nos grupos: dieta controle (SC), dieta controle + BPS (SCB), dieta hiperlipídica (HF) e dieta hiperlipídica + BPS (HFB). O BPS foi administrado por meio da água de beber em uma dose de 25μg/Kg/dia. O protocolo experimental teve duração de 12 semanas e foram avaliados ingestão alimentar e hídrica, massa corporal (MC) e índice de adiposidade. No TAM, foi avaliada a massa do tecido, o conteúdo lipídico e a densidade numérica de núcleos e vasos por área.

Resultados

Os grupos alimentados com dieta hiperlipídica apresentaram menor ingestão alimentar e hídrica em comparação aos grupos controles. O BPS promoveu aumento da massa corporal e do índice de adiposidade em relação ao  grupo SC, e os grupos alimentados com dieta hiperlipídica sofreram aumento adicional da MC em relação aos grupos controles. Os grupos HF e HFB apresentaram aumento da massa do TAM em relação aos grupos controles, e do conteúdo lipídico em relação ao grupo SC. Ao passo que os grupos alimentados com dieta hiperlipídica (HF e HFB) apresentaram diminuição no número de núcleos e vasos estimados por área em comparação ao grupo SC.

Conclusões

Tanto a dieta hiperlipídica quanto o BPS proporcionaram aumento da massa corporal. A exposição ao BPS, contudo, não promoveu alterações morfológicas no TAM. O fenótipo histológico dos grupos HF e HFB é compatível com processo de branqueamento e diminuição da termogênese no TAM, mas investigações metabólicas e moleculares são necessárias para confirmar esta hipótese.

Palavras Chave

Tecido adiposo marrom; Bisfenol S; obesidade.

Área

Outros

Instituições

Universidade Federal Fluminense (UFF) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luiza da França Losito, Gabriela Rodrigues de Oliveira Medeiros, Lyss Felix Meirelles, Gabriel Ximenes de Oliveira, Beatriz Alexandre-Santos, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, D'angelo Carlo Magliano, Eliete Dalla Corte Frantz