41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Miocardite recorrente e doença dos desmossomos

Introdução e/ou Fundamento

A miocardiopatia arritmogênica (MCA) com acometimento do ventrículo esquerdo e quadro clínico sugestivo de miocardite representa um desafio diagnóstico, a sua base genética é heterogênea com destaque para os genes que codificam as proteínas dos desmossomos. Apresentamos o relato de caso de miocardite recorrente e diagnóstico de MCA.  

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Adolescente feminina, início do quadro em 2019 aos 11 anos, apresentando dor precordial e elevação de troponina, com coração estruturalmente normal, sem sobrecargas ou disfunção. Diagnosticada inicialmente com miopericardite e tratada com AINE com melhora dos sintomas. Desde então, necessitou de seis internações hospitalares devido quadro recorrente de dor precordial, elevação da troponina e presença de ectopias ventriculares no eletrocardiograma (ECG).  Os episódios de dor precordial ocorriam após realização de atividade física. Ao longo do acompanhamento foi investigada com: Holter 24 (2808 ectopias ventriculares polimórficas isoladas e 96 episódios em salva de duas); ressonância magnética cardíaca (fibrose miocárdica atípica para doença arterial coronariana, com fibrose estimada em 12% da massa do VE); pesquisa para doença reumatológica (negativa); biópsia endomiocárdica (negativa para inflamação, agentes infecciosos e granuloma). Ecocardiograma (Strain Global alterado -13). Em 2023, tia materna apresentou morte súbita (MS) aos 48 anos.  Adolescente foi submetida a investigação genética através do projeto RENOMICA, a qual indicou variante patogênica (VP) no gene DSP confirmando o diagnóstico de MCA. O rastreio em cascata demonstrou que sua mãe possui a mesma variante, apesar de assintomática.

Discussão

O gene DSP,  codifica a desmoplaquina,  responsável pela  força entre os desmossomos cardíacos e os filamentos intermediários, assim VP nesse gene causam lesão miocárdica episódica, fibrose ventricular esquerda, alta incidência de arritmias ventriculares com risco para MS e evolução para insuficiência cardíaca. Este quadro apresenta uma manifestação clínica incomum da MCA, devendo ser incluído no diagnóstico diferencial de síndromes inflamatórias do miocárdio. Esta apresentação clínica é definida como hot-phase ou miocardite-like, caracterizada por dor torácica, alterações eletrocardiográficas e elevação de troponina. A história familiar e clínica, em conjunto com o teste genético, são essenciais para a confirmação diagnóstica.

Palavras Chave

Miocardite; Miocardiopatia arritmogênica; Gene DSP

Área

Cardiopediatria e Cardiopatias Congênitas

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Ana Flávia Malheiros Torbey, Raquel Germer Toja Couto, Isabela Silva Erthal Vieira, Amanda Franzoi Motter, Eduarda Corrêa Maia, Virginia Lais Ferreira, Gabriella Lima Pereira da Silva, Evandro Tinoco Mesquita