Dados do Trabalho
Título
Tratamento híbrido em doença da aorta, um relato de caso
Introdução e/ou Fundamento
Introdução: As Doenças da Aorta desenvolvem-se a partir da perda de integridade da camada média, propiciando o desenvolvimento de aneurismas, e sua incidência aumenta progressivamente com a idade, quando na forma adquirida, e tem a aterosclerose e hipertensão arterial como importantes fatores de risco. Dentre as possibilidades de manifestação aguda, estão: a dissecção de aorta (quadro mais grave e de alta mortalidade), úlcera penetrante de aorta e o hematoma mural.
Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)
Relato de Caso: Paciente L.A.M., 85 anos, hipertenso, ex-tabagista (CT 30 maços/ano), doença renal crônica em tratamento conservador, portador de tronco bovino, aneurisma de aorta abdominal infra-renal, evoluiu com dissecção de tronco celíaco, sendo necessário procedimento com colocação de stent em março de 2023 pela cirurgia vascular. Paciente já apresentava hematoma em aorta torácica desde o arco, até a porção descendente, com tentativa de tratamento conservador, contudo, apresentou aumento de hematoma e dor associada. Paciente com elevado risco cirúrgico por comorbidades associadas, Euroscore II 15,6%. Definida por abordagem cirúrgica, com proposta de derivação de vasos do arco aórtico para Aorta, e posterior colocação de endoprótese pela cirurgia vascular. Realizada cirurgia sem circulação extracorpórea (CEC), com heparinização parcial, clampeamento parcial da aorta, aortotomia e anastomose término-lateral da extremindade de 20 mm do enxerto de Hemasheild ramificado 20/10/10 mm na aorta ascendente, seguida de arteriotomia sob clampeamento parcial de artéria carótida interna esquerda e TBC (tronco braquiocefálico) com confecção de anastomoses término-laterais com ramos de 10 mm do mesmo enxerto (Fig 1). Paciente após 20 dias de pós operatório, foi submetido a procedimento endovascular com colocação de 3 endopróteses desde origem de TBC até emergência de tronco celíaco, contemplando toda a região acometida pelo hematoma intramural.
Discussão
Conclusão:Trata-se de paciente idoso, de elevado risco cirúrgico, portador de hematoma intramural em TBC e aorta descendente em expansão, com necessidade de intervenção de urgência, submetido a tratamento híbrido em duas etapas, sendo o primeiro Debranching dos vasos da base – Aorta, seguido de tratamento endovascular com colocação de endopróteses em toda extensão de aorta acometida pelo hematoma, desde o TBC até a emergência do tronco celíaco. Paciente recebeu alta hospitalar após 5 dias de procedimento percutâneo, em boas condições.
Palavras Chave
tronco bovino; Hematoma intramural; Cirurgia Cardíaca.
Área
Cirurgia Cardiovascular
Categoria
Médico Residente / Especializando
Instituições
Hospital de Força Aérea do Galeão - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Sara Fernada Gomes de Lima Frazão, Guilherme Souza Policarpo, Marcelo Sávio da Silva Martins, Vanessa Carvalho Duarte, Joyce Cardoso Abecassis, Eleonora Dias Galheigo, Marcella Menezes Relvas, Diego Martins Ferreira