Dados do Trabalho
Título
Arritmias no esforço tem maiores diâmetros do ventrículo esquerdo em pacientes com fração de ejeção normal.
Introdução e/ou Fundamento
Introdução: As arritmias induzidas durante o teste ergométrico (TE) são uma preocupação na avaliação cardiológica, podendo refletir uma doença coronariana subjacente, miocardiopatias ou anormalidades metabólicas. O TE combinado com o ecocardiograma (ECO) é crucial na detecção inicial dessas anormalidades cardiovasculares. O presente estudo visa explorar a interconexão das variáveis do TE e ECO, na identificação de elementos associados a pior prognóstico com exames de baixo custo e do cotidiano dos pacientes, para detecção precoce e melhor manejo clínico.
Objetivo
Isolar os parâmetros do ECO e TE que configuram preditores independentes de arritmia ao esforço.
Materiais e Métodos
Foram incluídos nesse estudo 69 pacientes que apresentavam dados completos acerca de ecocardiograma e teste ergométrico. Todos os exames foram realizados em um mesmo centro. Variáveis numéricas foram descritas como mediana (P25-P75).Visando isolar os preditores independentes de arritmias ao esforço durante o TE, um modelo de regressão logística multivariável foi construído a partir de parâmetros clinicamente relevantes do ECO e do TE. P<0,05 foi considerado estatísticamente significativo. A análise estatística foi realizada no SPSS v. 24.0.
Resultados
20 pacientes (29,0%) apresentaram arritmia ao esforço durante o TE. O VO2 máximo ao TE foi de 34,5ml/kg/min (27,1-41,4ml/kg/min), e 7 indivíduos (10,1%) apresentaram mets ruim ou moderado. A fração de ejeção do VE (FEVE) foi de 71% (67-75%), com todos os pacientes apresentando FEVE preservada. O aumento leve ou moderado do VE e do átrio esquerdo foi observado em 8 (11,6%) e 18 (26,1%) pacientes, respectivamente. As variáveis citadas foram incluídas no modelo multivariável. De forma importante, o aumento leve ou moderado do VE ao ECO foi o único preditor independente de arritmia ao esforço no TE, resultando em chance 8,1 vezes maior de se manifestar arritmia ao esforço em comparação com indivíduos com VE de volume normal (OR 8.079, IC 95% 1.015-64.334, P=0.048).
Conclusões
O aumento do diâmetro diastólico do VE ao ecocardiograma, mesmo com fração de ejeção preservada, pode estar associado ao aparecimento de arritmias esforço induzido. Esta estratificação de risco arrítimico deve ser amplamente estimulada, uma vez que se trata de um exame largamente disponível e acessível.
Palavras Chave
Arritmia; arritmia ao esforço; aumento de ventrículo esquerdo
Área
Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia
Categoria
Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)
Instituições
FACULDADE UNILAGOS - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
PEDRO HENRIQUE RAPOSO COELHO, EDUARDO WILNES, MARCUS VINICIUS GROSS, JULIANA CRUZ BRUM, LEONARDO SANTOS PEREIRA, EDUARDO BARBOSA LIMA, BRUNO WILNES, ANDERSON WILNES SIMAS PEREIRA