41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

MASSA PERICÁRDICA SECUNDÁRIA À NEOPLASIA DE MAMA: RELATO DE CASO

Introdução e/ou Fundamento

INTRODUÇÃO: Os tumores secundários do coração são mais comuns que os tumores primários, podendo resultar por invasão por contiguidade, disseminação linfática ou disseminação hematogênica. O envolvimento cardíaco mais comum por metástase é o derrame pericárdico, com demonstração ecocardiográfica de lesões como massas ou vegetações aderidas às paredes pericárdicas. Os tumores de pulmão, mama, linfoma e melanoma, são as neoplasias que mais acometem secundariamente as estruturas cardíacas, sendo o câncer de mama o principal responsável pela maioria das metástases.  O caso trata-se de uma paciente com diagnóstico de neoplasia de mama avançada, com metástases múltiplas (pleura, peritônio, pericárdio e ossos), que evoluiu com um grande derrame pericárdico com sinais ecocardiográficos de tamponamento cardíaco OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi descrever o caso de uma paciente que apresentou metástase pericárdica, secundária a um câncer de mama e realizar uma breve revisão de literatura.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

RELATO DE CASO: Paciente, 69 anos, feminino, hipertensa, internada devido a derrame pericárdico em novembro de 2023, apresentando sinais de tamponamento cardíaco, submetida a pericardiocentese de emergência. Apresentando linfadenopatia cervical e axilar direita, com nódulo em mama direita. Realizado ecocardiograma transtorácico mostrando derrame pericárdico importante, associado a imagem ecogênica aderida à parede externa do ventrículo direito, medindo cerca de 16 mm x 10 mm. Realizado exame imunohistoquímico evidenciando carcinoma mamário invasivo, metastático para pleura, peritônio, pericárdio e ossos.

Discussão

CONCLUSÃO: Dentre as principais etiologias de derrame pericárdico, além de metástases tumorais, podemos destacar tuberculose, colagenose, artrite reumatóide, lúpus, hipotireoidismo e insuficiência renal. Vale ressaltar que são as neoplasias metastáticas que acometem significativamente as estruturas cardíacas, sendo demonstradas ecocardiograficamente como massas pericárdicas, dentre as quais destaca-se o câncer de mama como principal responsável pelas mesmas. Sendo de extrema importância o diagnóstico e tratamento precoce a fim de evitar a ocorrência de complicações.

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

LAGO MIRANDA, M. et al. Relato de Caso Grande Derrame Pericárdico e Neoplasia de Mama, Arq Bras Cardiol: Imagem cardiovasc. 2017;30(3):106-109. LIMA LUCIO, P. ET AL. Tumores cardíacos malignos. Hospital Amecor - Universidade de Cuiabá (UNIC).

Palavras Chave

Massas pericárdicas; Neoplasia metastática

Área

Cardio-oncologia

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Josiane Rodrigues Nunes, Ian Tinoco Novaes Bedim, José Luiz Fernandes Molina, Samaene Vinhosa Simão, Marco Antônio Teixeira, Danilo Augusto Emery Santos, Brendha Ferrari Bremenkamp, Vera Lúcia Alves Mariano