Dados do Trabalho
Título
Humanização na relação médico paciente em alunos do primeiro período de medicina. Seis anos de experiência com o projeto Calouro Humano
Introdução e/ou Fundamento
A aproximação dos alunos do primeiro período de medicina (APPM) aos pacientes internados no hospital pode estabelecer elos, precocemente, na relação médico paciente
Objetivo
Objetivo foi avaliar a percepção dos APPM e pacientes internados acerca da humanização na relação médico paciente.
Materiais e Métodos
Estudo observacional, prospectivo janeiro 2017 e dezembro 2023, aprovado pelo 1.884.048, emenda em 23-12-16 sob parecer 4.482.976, através da aplicação de questionário anônimo sobre a percepção em relação médico paciente, após assinatura do TCLE. Os pacientes foram acompanhados APPM matriculados na universidade, sob supervisão de um veterano ou dos professores, por 14 semanas, do semestre letivo.
Resultados
Total de 2386 pacientes participaram, havendo 1651(69,19%) declarações de ótima experiência; 631(26,44%) foi boa; 78(3,26%) regular. Os pacientes foram questionados sobre possíveis transtornos pessoais gerados pela internação e 1345(56,37%) negaram; 1025(42,95%) afirmaram e 16(0,67%) não informaram. Entre os transtornos pessoais informados, estão listados os problemas na comunicação com familiares, financeiros, com a própria doença, com absenteísmo ao trabalho, necessidade de material de higiene pessoal, necessidade de carinho, atenção e companhia. Posteriormente, foram questionados sobre a possibilidade da ajuda dos APPM nessas questões relatadas, havendo 1030(43,16%) que afirmativas. Foram questionados sobre grau de satisfação com as informações sobre sua doença durante a internação, havendo 1.943(81,43%) respostas de pleno grau de satisfação, 363(15,21%) parcialmente satisfeito. A maioria dos pacientes, 2.311(96,85%), informaram estar recebendo atendimento humanizado durante sua internação. A principal expectativa declarada pelos pacientes, durante sua internação, foi a cura da doença em 1679(70,36%), seguindo de 256(10,72%) que esperavam atendimento respeitoso por parte dos profissionais. Total de 779 alunos participaram. 663(85,10%) classificaram a experiência como ótima, 122(15,66%) como boa, 19(1,48%) como regular e 5(0,64%) como ruim. A maioria, 741(95,12%) informou ter se sentido mais próximo ao paciente, 5(4,74%). Um terço dos alunos, 593(76,12%) informou que sentiu que atendeu às necessidades do paciente, 161(20,66%) atendeu parcialmente.
Conclusões
A maioria dos pacientes classificaram a experiência de ter um APPM o apoiando durante a internação como ótima (69,19%) ou boa (26,44%), além de 96,85% declararem estar recebendo tratamento humanizado durante sua internação.
Palavras Chave
Humanização; estudante de medicina; relação médico paciente
Área
Outros
Categoria
Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)
Instituições
Universidade de Vassouras - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Gabriel Ferreira Teixeira, Lais de Souza Rodrigues, Antonio Rodrigues Braga Neto, Alexandre Augustus Brito de Aragão, Eucir Rabello, Ivana Picone Borges de Aragão