41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Hipertensão e pressão arterial elevada: importância do rastreio na população infantojuvenil

Introdução e/ou Fundamento

A hipertensão arterial (HA) é uma entidade clínica de grande agravo à saúde pública visto que, além de uma patologia, é o principal fator de risco modificável para doenças cardiovasculares, doença renal crônica e morte prematura. Nesse contexto, a identificação precoce de hipertensos é imprescindível, visto que a grande incidência na população mundial está associada a maior causa de mortalidade: os eventos cardiovasculares. Entretanto, por consistir em uma doença mais prevalente na vida adulta, a HA infantil ainda permanece sendo pouco investigada na população infantojuvenil e, mesmo com estudos atuais alegando um aumento considerável dos níveis de pressão arterial (PA) em crianças e adolescentes, ainda assim continua sendo subdiagnosticada e pouco pesquisada nesse público, tornando-se necessário medidas de investigação precoce da HA como é realizado nos adultos.

Objetivo

O objetivo do estudo é evidenciar a importância do rastreio e identificação de HA e da pressão arterial elevada (PAE) na população pediátrica.

Materiais e Métodos

A revisão bibliografia foi realizada utilizando os bancos de dados PubMed e portal regional da Biblioteca Virtual em Saúde com os descritores “arterial hypertension”, “children”, “high blood pressure”, “obesity” com o operador boleano “AND”. Como critério de inclusão foram utilizados artigos publicados entre 2018 e 2023, em português e inglês, disponíveis gratuitamente. Os critérios de exclusão foram artigos duplicados ou que não abordaram o tema proposto. Após a leitura dos textos e aplicação dos critérios, mantiveram-se 14 artigos.

Resultados

 Os resultados encontrados exibem que a pressão arterial elevada (PAE) em crianças e adolescentes tem alcançado prevalências crescentes nos últimos anos. A principal causa de HA em infanto-juvenis é secundária e está diretamente relacionada ao aumento da pressão diastólica, já a causa primária está associada com o aumento da pressão sistólica e a fatores de risco como: sobrepeso, obesidade ou histórico familiar positivo para HA. A prevalência combinada de PAE e HA em crianças é de cerca de 6%, sendo que esta aumenta para 30%, em adolescentes obesos.

Conclusões

Dessa forma, devemos analisar os fatores de risco que envolvem esta doença, com ênfase na obesidade, a qual contribui para grande predominância de HA e PAE em adolescentes. Deve-se, portanto, realizar o diagnóstico e tratamento precoce afim de reduzir a morbimortalidade cardiovascular além de evitar consequências irreversíveis na vida adulta.

Palavras Chave

Hipertensão Arterial; adolescentes; fatores de risco

Área

Cardiologia Clínica

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade de Vassouras - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Lais de Souza Rodrigues, Rayanne Queiroz Ribeiro, Camila Carolina Valero Guandalini, Ivana Picone Borges de Aragão, Maria Aparecida de Almeida Souza Rodrigues