41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

UMA ANÁLISE DE MORTALIDADE DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ANTES, DURANTE E APÓS O COVID-19 NO BRASIL.

Introdução e/ou Fundamento

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade de bombeamento adequado, ou insuficiente de sangue pelo coração. Ademais, durante a pandemia de COVID-19, um dos grandes desafios encontrados foi devido a semelhança de sinais e sintomas entre a virose e o quadro agudo de insuficiência cardíaca, tais como dispneia e tosse. Além disso, pacientes com história conhecida de IC podem sofrer tanto uma descompensação aguda da doença devido ao COVID-19 quanto representar um fator de risco para uma pior evolução infecciosa.

Objetivo

Comparar e demostrar através de dados, o aumento da mortalidade por IC antes, durante e após o COVID-19 de acordo com o ano e regiões do Brasil.

Materiais e Métodos

Trata-se de uma pesquisa documental no país acerca da mortalidade por IC antes, durante e após a pandemia pelo COVID-19, incluindo os períodos de: Janeiro de 2019 a Novembro de 2023. Os dados foram coletados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), pertencente ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS), tendo como variáveis: regiões brasileiras, número de óbitos. Foram analisados de maneira descritiva simples por gráfico com foco nas informações mais relevantes. Gráfico I: óbitos por IC nas regiões do Brasil antes, durante e após a pandemia.

Resultados

Durante o período de janeiro de 2019 a novembro de 2023, foram registrados 112.602 óbitos por Insuficiência Cardíaca nas 5 regiões brasileiras. Das 5 regiões analisadas, a região Sudeste obteve o maior número de óbitos com 53.239, já a região Centro-Oeste o menor com 6.607.  Além disso, análise realizada observou que o ano de 2022 apresentou o maior número de óbitos pela doença, correspondendo a 22,16% do total de mortes por insuficiência cardíaca entre 2019 à 2023. Já ano de 2020 apresentou o menor número de óbitos, correspondendo a 18,25%. Os outros anos como 2019, 2021 e 2023, apresentaram respectivamente o total corresponde a 20,25%, 19,56% e 19,78% do número de óbitos.

Conclusões

De acordo com os dados apresentados, conclui-se que durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19 (2020), os óbitos por IC no Brasil diminuíram se comparados a 2019. Porém, durante o ano de 2021, essa mortalidade aumentou e atingiu seu pico no ano de 2022. Também notou-se que os óbitos reduziram no ano de 2023 em vigência do fim da pandemia e da ampla vacinação da população brasileira.

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

GOLDRAICH, L. A. et al.. Tópicos Emergentes em Insuficiência Cardíaca: COVID19 e Insuficiência Cardíaca. Arq. Bras. Cardiol., v. 115, n. 5, p. 942-944, nov. 2020.

Palavras Chave

insuficiência cardíaca mortalidade por insuficiência cardíaca; notificação de insuficiência cardíaca

Área

Insuficiência Cardíaca / Cardiomiopatias

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

UNIFAA - Centro Universitário de Valença - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Ana Carolina Pires de Azevedo, Gabriel Souza Campos, Maria Clara Vieira Teixeira, Arthur Xavier Oliveira de Andrade, Allyson Braga Luiz, Sérgio Luiz Alves de Azevedo Filho, Gusthavo de Almeida Petrillo Braga