Dados do Trabalho
Título
Semaglutida e os desfechos de arritmia: Uma revisão sistemática e meta-análise da avaliação sobre a sua eficácia e segurança cardiovascular
Introdução e/ou Fundamento
A semaglutida ou Ozempic® tem sido alvo de estudos, pois mostrou uma alta eficácia no que diz respeito ao controle glicêmico favorável e redução da gordura corporal em pacientes obesos⁸. No entanto, acumularam-se evidências de que o tratamento com Semaglutida está relacionado a um aumento na frequência cardíaca, o que poderia potencialmente induzir arritmias cardíacas.
Objetivo
Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática e meta-análise da avaliação de segurança cardiovascular da Semaglutida e risco de arritmias em pacientes diabéticos, não diabéticos e obesos.
Materiais e Métodos
O material foi selecionado a partir de uma busca de artigos científicos realizada nas bases de dados com publicações nacionais e internacionais na área da saúde: SciELO, PubMed, PebMED, Scopus, Medline, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), seguindo os critérios de inclusão: estudos de revisões sistemáticas com meta-análises, tendo como objeto de investigação quanto a eficácia da semaglutida e sua segurança cardiovascular em paciente diabéticos e obesos, dos anos 2020 a 2023; e estabeleceu como critérios de exclusão: pesquisas incompletas, fora da temática pesquisada e sem métodos e resultados explícitos e fora do período selecionado. Foram utilizados os termos descritores: “Ozempic®”, “semaglutida”, “eficácia”, “segurança”, “obesity”, “Diabetes Mellitus”, “riscos cardiovasculares”, “arritmias”. Foram incluídos artigos originais publicados nos idiomas português, inglês e espanhol entre 2017 e 2023.
Resultados
Analisando o uso de Semaglutida, sua eficácia e sua segurança cardiovascular com pacientes com DM2 ou obesidade, a terapia com Semaglutida não foi associada a um risco geral maior de fibrilação atrial incidente, flutter atrial, arritmias ventriculares e morte cardíaca súbita. A terapia com Semaglutida sugeriu benefícios potenciais em comparação com o grupo placebo. Além disso, observa-se um efeito potencialmente protetor da semaglutida oral na fibrilação atrial. Quando considerando as arritmias ventriculares, a Semaglutida pode estar associada a um risco aumentado em doses mais altas e naqueles com IMC basal mais elevado¹⁷.
Conclusões
Em face da revisão realizada e dos resultados evidenciados, a maioria dos artigos analisados demonstraram concordância, no que diz respeito à utilização da semaglutida para a redução de peso sustentada, controle glicêmico e melhoria dos fatores de risco cardiovascular em pacientes obesos, com ou sem DM2.
Referências Bibliográficas (OPCIONAL)
Berkovic et al. Semaglutide-eye-catching results. World Journal of Diabetes, 2023.
Palavras Chave
“Ozempic®”; “semaglutida”; “eficácia”
Área
Cardiologia Clínica
Categoria
Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)
Instituições
UNIGRANRIO-AFYA - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
CLAUDIA FELIX FERREIRA DE CARVALHO, Thais Sousa Lacerda Ribeiro, ALEXANDRA REZENDE ALVES SANTOS