41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Modelos cardíacos: uma abordagem tridimensional para compreender a insuficiência cardíaca

Introdução e/ou Fundamento

A insuficiência cardíaca (IC) é uma pandemia global que afeta mais de 64 milhões de pessoas em todo o mundo. Dentre as causas, tem-se alterações na estrutura e no funcionamento do coração. Consequentemente, há redução no débito cardíaco e/ou elevação das pressões de enchimento. Esse mecanismo acarreta em mudanças anatômicas no músculo cardíaco, na qual a mais comum é a hipertrofia ventricular esquerda (HVE). Essa disfunção é atualmente analisada por exames de imagens, como radiografia de tórax e ecocardiograma. Entretanto, a difusão da impressão tridimensional pode auxiliar na visualização de alterações estruturais do coração.

Objetivo

Desenvolvimento de protótipos tridimensionais cardiológicos para avaliar as diferenças anatômicas de um coração saudável em comparação com um coração com Insuficiência Cardíaca a fim de auxiliar a prática clínica.

Materiais e Métodos

Estudo metodológico de desenvolvimento tridimensional de um coração saudável e um coração com HVE. Os desenhos dos modelos anatômicos foram realizados com base em livros de anatomia e desenvolvidos no Blender®, software de modelagem 3D de código aberto, foram criadas malhas, seguindo as referências obtidas. Esses modelos foram segmentados e texturizados num computador do tipo PC com placa gráfica de desempenho normal.

Resultados

2 corações foram impressos através da impressora AnyCubic Kobra, com tecnologia de Modelagem de Deposição Fundida (FDM), com filamento PLA 1.75 mm na cor vermelha. A duração da impressão para cada modelo foi de aproximadamente 24 horas. O coração saudável foi impresso com átrios e ventrículos (direitos e esquerdos), aurículas, aorta, artéria pulmonar e veia pulmonar enquanto o coração com HVE continha os mesmos ítens com um aumento do ventrículo esquerdo.

Conclusões

A abordagem tridimensional possibilita uma maior compreensão das anormalidades estruturais que ocorrem de modo mais prevalente em pacientes com a IC. Essa técnica pode contribuir na educação de acadêmicos da área de saúde e conscientização de pacientes portadores de IC e familiares, através da experiência visual e tátil que elas permitem.   

Palavras Chave

Impressão 3D; Sistema Cardiovascular; Inovação.

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marcella dos Santos Lopes Silva, Ana Beatriz Costa do Couto, Rebeca Lial Rosado, Luciana Morbach Miranda, Cláudio Tinoco Mesquita