41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Acervo digital cardiológico- semioteca

Introdução e/ou Fundamento

Após a pandemia causada pelo SARS-CoV-2, novas modalidades de ensino não presenciais se expandiram rapidamente. A vida digital se tornou essencial alterando a relação ensino aprendizado. A conexão com o discente precisa acompanhar a tecnologia de informação vigente. O ensino da semiologia cardiovascular requer treinamento repetitivo do exame físico. A utilização de material didático audiovisual do exame físico cardiovascular pode favorecer o aprendizado médico

Objetivo

A criação de material didático comentado com fotos e vídeos curtos demonstrativos do exame físico cardiovascular, para o público discente de uma Faculdade de Medicina e demais áreas afins.

Materiais e Métodos

Foi idealizado a criação de um acervo digital sobre o exame físico cardiovascular. Houve a confecção e edição de vídeos e de fotos. O material foi aquirido e gravado com equipamentos próprios de câmera, e com posterior edição em um editor de vídeos.  Os vídeos são objetivos, de curta duração com demonstração das técnicas do exame do precórdio e sistema arterial e venoso e agregado a um curto texto explicativo.  O conteúdo produzido foi disponibilizado com livre acesso no site, Instagram e no canal do Youtube da disciplina de Semiologia Médica. Ao final do semestre, os discentes preencheram um questionário avaliando a qualidade e a importância da em seu aprendizado.

Resultados

Na avaliação qualitativa, 67,7% dos discentes pontuaram com nota ≥ 7, (25,4% nota 10) o site da disciplina. A qualidade dos vídeos e imagens disponibilizados no site e Youtube, recebeu nota ≥ 7 por 74,6 % e nota 10 por 33,8 % dos discentes. O reflexo positivo no canal do Youtube foi percebido com 332 inscritos. O vídeo de exame físico cardiovascular apresentou 2.292 visualizações.

Conclusões

A transformação digital das práticas de ensino e aprendizado são necessárias. O uso de imagens e vídeos de exame físico cardiovascular em plataformas e redes sociais universaliza o conhecimento e desperta o interesse discente.

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

Sanchotene IJ, Engers PB, Ruppenthal R, Ilha PV. Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19. EaD em Foco. 2021 Jan 12;10(3). Fávero ACD, Parreira FM. Ensino remoto de urgência nos cursos da área da saúde durante o distanciamento social gerado pela pandemia. Pensar Acadêmico. 2020 Dec 10;18(5):950. Semiologia Médica - Celmo Celeto Porto - 7ª Edição. 2013. Editora Guanabara Koogan. Semiologia Médica - José Rodolfo Rocco. 1º Edição. 2010. Editora Elsevier  

Palavras Chave

biblioteca digital: redes sociais; semiologia cardiovascular; ensino

Área

Outros

Categoria

Pesquisador

Instituições

UFF - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marcia Maria Sales dos Santos, Antonio Jose Lagoeiro Jorge, Jose Antonio Caldas Teixeira, Maria Auxiliadora Nogueira Saad, Cristina Asvolinsque Pantaleao cfontes@id.uff.br, Maryana Caetano da Silva de Oliveira, Patrick Machado Cibin, Luiza Bazin de Oliveira