41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Cura total e espontânea de um Hematoma Intramural Stanford A

Introdução e/ou Fundamento

O Hematoma Intramural (HIM) é caracterizado pela presença de hemorragia na camada média da parede da aorta, geralmente decorrente da ruptura espontânea de vasa vasorum ou de uma úlcera aterosclerótica, podendo também ser causado por uma dissecção trombosada. A evolução natural dos HIM é imprevisível, podendo ocorrer reabsorção parcial ou completa, dissecção clássica ou ruptura aórtica. O acompanhamento por imagens é crucial para identificar complicações ou mudanças no quadro, orientando intervenções quando necessário.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente de 62 anos, masculino, pardo, natural do RJ, diabético tipo 2, hipertenso, sem alergias, ex tabagista e nega etilismo. Atendido em Agosto de 2017 apresentando dor torácica súbita de forte intensidade, irradiada para o dorso e sem fator desencadeante. Procurou cardiologista ambulatorialmente, que solicitou exames de investigação. Após a realização desses, foi diagnosticado Hematoma intramural e encaminhado a ambulatório especializado em doenças da aorta. Em angioTC de Agosto (figura 1) visualizou-se o HIM com espessura de 19 mm na porção ascendente, sendo considerado então um Stanford A de alto risco. Optou-se inicialmente por conduta conversadora e repetição imediata da imagem para avaliação da evolução do hematoma. Em Novembro, foi observado em uma nova angioTC (figura 2) a reabsorção quase total do HIM com diminuição da sua espessura, abrindo-se uma perspectiva para manutenção do tratamento conservador. Em um ano, o paciente evoluiu para uma resolução espontânea e completa do HIM, sem mais complicações. O paciente mantém atualmente acompanhamento ambulatorial periódico.  

Discussão

Esse relato evidencia a variedade de apresentações e desfechos no contexto de hematoma intramural. Ao documentar uma cura total mediante tratamento conservador, o caso demonstra a importância de considerar abordagens menos invasivas, enfatizando que a decisão de intervenção deve ser individualizada mediante as particularidades de cada caso. Além disso, este exemplo ilustra a imprevisibilidade do hematoma intramural, ressaltando a necessidade de uma investigação mais aprofundada para compreender as diversas complicações e evoluções tardias positivas ou negativas associadas a essa condição.

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

The American Association for Thoracic Surgery expert consensus document: Surgical treatment of acute type A aortic dissection da AATS  Hematoma intramural da aorta: evolução (im)previsível?   

Palavras Chave

Cardiologia.; Hematoma intramural; Doenças Aórticas

Área

Outros

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

INC - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rodrigo Queiroz Galvão Pádua, Breno Brigante Deorsola, Marcelo Machado Melo